Tida como uma das melhores jogadoras da história do hóquei sobre a grama, Luciana Aymar se aposentou dos Jogos Olímpicos sem uma medalha de ouro. E quem sofre com isso é a Argentina, que tem na modalidade um dos seus esportes nacionais e confiava que as "leonas", como o time é chamado, voltasse de Londres, comandadas por Aymar, com uma medalha dourada no peito.
Na final feminina desta sexta-feira, a Holanda venceu a Argentina por 2 a 0 e conquistou o bicampeonato olímpico. A decisão entre estes países era extremamente aguardada, já que tratava-se do confronto entre a então campeã olímpica, Holanda, e a atual campeã mundial, Argentina.
Derrotado na decisão, o país sul-americano segue sem nunca ter sido campeão olímpico, após duas pratas e dois bronzes dos Jogos de Sydney/2000 para cá. Apesar da frustração por não ter chegado ao ouro, comemoração pelo fato de a equipe, mesmo renovada, ter garantido uma medalha para a Argentina.
"Cerca de 80% deste grupo vai estar nos próximos Jogos e isso nos dá uma grande segurança. Voltamos de Londres com uma medalha de prata e com as garotas que jogaram como veteranas na Olimpíada", comemorou Carlos Retegui, técnico da equipe.