Futebol

Vila Nova é "freguês" do Tubarão em Brasileiros; relembre

03 nov 2015 às 10:43

Londrina e Vila Nova decidem quem será o campeão brasileiro da Série C em dois confrontos, no estádio do Café e no Serra Dourada, em datas a serem confirmadas pela CBF.

Na história, as duas equipes já se enfrentaram três vezes na Série A da competição nacional, e o retrospecto é totalmente favorável ao Tubarão, com três vitórias, cinco gols marcados e apenas um sofrido.


O primeiro duelo ocorreu em 30 de outubro de 1977, ano da melhor campanha do Tubarão em Campeonatos Brasileiros. A partida, válida pela primeira fase do torneio, terminou em vitória por 3 a 1 do alviceleste, com dois gols de Brandão e um de Carlos Alberto Garcia. Fernandinho descontou para os visitantes.


As duas equipes voltariam a se enfrentar novamente naquele ano, em 15 de dezembro, pela segunda fase do Brasileiro, no estádio Serra Dourada, em Goiânia. Uma derrota resultaria na eliminação precoce do Tubarão no torneio, mas o time venceu por 1 a 0, gol de Xaxá em cobrança de pênalti aos 43 minutos do primeiro tempo. Os donos da casa ainda tentaram reagir no segundo tempo, com direito a bola na trave do goleiro Paulo Rogério, gol anulado e bola tirada em cima da linha pelo zagueiro Edson Madureira.


O resultado 'embalou' o Londrina, que na sequência venceu o Goiás também no Serra Dourada por 2 a 1 e garantiu vaga na terceira fase da competição, chegando até as semifinais, quando acabou eliminado pelo Atlético Mineiro.


O último confronto entre Londrina e Vila Nova ocorreu em 21 de fevereiro de 1981, na última rodada da primeira fase do Brasileiro daquele ano. As duas equipes tinham as piores campanhas do grupo A, e entraram em campo no estádio do Café já eliminadas.


O Tubarão havia acabado de ficar sem treinador, com a demissão de Valdir Espinosa após goleada de 6 a 1 sofrida diante do Vasco. Zequinha, responsável pelas categorias de base, foi quem dirigiu o time nas últimas rodadas.


Como a partida serviu só para cumprir tabela, apenas 636 torcedores foram ao Café. O Londrina venceu por 1 a 0, gol de cabeça de Carlos Alberto Garcia, aproveitando cruzamento do lateral Zé Antonio aos 11 minutos de jogo. Foi o primeiro gol do "Bem Amado" na volta dele ao clube.



Como destacou reportagem da Folha de Londrina à época, "a vitória – apesar de inútil – foi do Londrina", mantendo os 100% de aproveitamento do alviceleste no confronto.


Série B


Pela Série B do Brasileiro, no entanto, o retrospecto é favorável aos goianos. Entre 1999 e 2004, foram disputado seis jogos entre as equipes, com quatro vitórias do Vila Nova e Duas do Londrina.


Em 1999, o Tubarão perdeu em casa por 1 a 0. Em 2001, novamente no estádio do Café, venceu por 3 a 0.


Os últimos quatro jogos foram disputados no Serra Dourada. Em 2001, o Tigrão venceu por 2 a 1. No ano seguinte, o Tubarão ganhou fora de casa por 1 a 0, mesmo resultado de 2003, mas a favor dos goianos.

No último confronto, em 2004, o resultado mais expressivo até agora: Vila Nova 4x1 Londrina.


Continue lendo