A criação da Superliga por 12 grandes clubes europeus, neste domingo (18), gerou fortes reações de entidades esportivas, torcedores, personalidades do futebol e da política.
Arsenal (ING), Atlético de Madrid (ESP), Barcelona (ESP), Chelsea (ING), Inter de Milão (ITA), Juventus (ITA), Liverpool (ING), Manchester City (ING), Manchester United (ING), Milan (ITA), Real Madrid (ESP) e Tottenham (ING) assinam o documento de criação como "clubes fundadores" da liga e afirmam que outros três se unirão a eles na primeira edição do torneio, que deve começar "assim que possível".
A competição que pretende reunir algumas das principais forças do continente –Bayern de Munique e PSG recusaram a entrada no grupo, a princípio– competiria diretamente com a Champions League, organizada pela Uefa (confederação europeia de futebol), o que pode provocar forte impacto na disputa por poder e dinheiro no futebol mundial.
Leia mais:
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu
Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras
Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo
VEJA ALGUMAS DAS PRINCIPAIS REAÇÕES:
FIFA
"A Fifa sempre defende a unidade no futebol mundial e apela a todas as partes envolvidas nas discussões acaloradas para que se envolvam em um diálogo calmo, construtivo e equilibrado para o bem do futebol e no espírito de solidariedade e jogo justo.
Faremos, obviamente, tudo o que for necessário para contribuir para um caminho harmonizado no interesse geral do futebol."
UEFA, EM DECLARAÇÃO CONJUNTA COM AS LIGAS E FEDERAÇÕES ESPANHOSA, INGLESA E ITALIANA
"A Uefa, a FA inglesa, RFEF, FIGC, a Premier League, a La Liga, a Lega Serie A, mas também a Fifa e todas as nossas associações-membro permanecerão unidos em nossos esforços para impedir esse projeto cínico, um projeto que se baseia no interesse próprio de alguns clubes em um momento em que a sociedade precisa de solidariedade mais do que nunca.
Vamos considerar todas as medidas à nossa disposição, em todos os níveis, judiciais e esportivos, para evitar que isso aconteça."
GARY NEVILLE, EX-JOGADOR HISTÓRICO DO MANCHESTER UNITED
"Estou muito enojado com o Manchester United e o Liverpool. Eles estão fugindo para uma competição da qual não podem ser rebaixados? É uma vergonha absoluta. Os donos do Manchester United, Liverpool, Chelsea e Manchester City não têm nada a ver com o futebol neste país."
ALEX FERGUSON, EX-TREINADOR LENDÁRIO DO MANCHESTER UNITED
"Falar de uma Superliga é um afastamento dos 70 anos de futebol europeu de clubes. No meu tempo no United, jogamos quatro finais da Champions League e sempre foram as noites mais especiais."
ARSENAL SUPPORTERS TRUST, GRUPO DE TORCEDORES DO ARSENAL
A morte do clube como uma instituição esportiva
LUIS FIGO, EX-JOGADOR PORTUGUÊS, ELEITO MELHOR DO MUNDO EM 2001
"Esta chamada 'Superliga' é tudo menos 'Super'. "Esse movimento ganancioso e insensível significaria um desastre para as nossas bases, para o futebol feminino e para a comunidade futebolística em geral, apenas para servir aos proprietários interessados, que pararam de se preocupar com seus fãs há muito tempo e desrespeitaram totalmente o mérito esportivo. Trágico.
PRIMEIRO-MINISTRO BRITÂNICO, BORIS JOHNSON
"Os planos para uma Superliga Europeia seriam muito prejudiciais para o futebol. Eles atacariam no coração do jogo nacional e preocupariam os torcedores de todo o país. Os clubes envolvidos têm de responder aos seus torcedores."
PRESIDENTE FRANCÊS, EMMANUEL MACRON
"O presidente da República saúda a posição dos clubes franceses de se recusarem a participar de um projeto da Superliga do futebol europeu que ameaça o princípio da solidariedade e do mérito desportivo."
ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DA INGLATERRA
"É claro que isso seria prejudicial para o futebol inglês e europeu em todos os níveis e vai contra os princípios da competição aberta e do mérito esportivo, que são fundamentais para o esporte competitivo."
PREMIER LEAGUE
"Os torcedores de qualquer clube da Inglaterra e da Europa podem sonhar que a sua equipe pode subir ao topo e jogar contra os melhores. Acreditamos que o conceito de uma Superliga Europeia destruiria esse sonho."
GABRIELE GRAVINA, PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO ITALIANA DE FUTEBOL
"Sempre fomos contra uma Superliga. O único projeto viável é a reforma da Champions League promovida pela Uefa."
FEDERAÇÃO ALEMÃ DE FUTEBOL
"A Federação Alemã de Futebol (DFB) é contra o conceito de uma Superliga Europeia. É o desempenho que determina a promoção e a despromoção. Os interesses econômicos de alguns clubes não devem acabar com a solidariedade praticada no futebol."
GRUPO DE ESPORTES DO PARLAMENTO EUROPEU
"A proposta de competição fechada de clubes super-ricos formaria uma casta privilegiada fora das estruturas do futebol europeu de clubes, com o único propósito de obter lucro."
DAVID BERNSTEIN, EX-PRESIDENTE DO MANCHESTER CITY E DA FEDERAÇÃO INGLESA
"Há duas coisas em jogo aqui, uma é a ganância e a outra é o desespero, porque alguns desses clubes contraíram dívidas enormes. É uma tábua de salvação que vai acabar, se é que vai acabar, muito mal."