A principal contratação do Grêmio para a temporada terá a oportunidades de atuar na Copa Libertadores, pelo menos no segundo jogo diante da LDU, pela primeira fase da Libertadores, no próximo dia 30 - quem avançar integrará o Grupo 8 da competição. O contrato do atacante Vargas com o clube gaúcho já consta no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e com isso, ele será um dos 25 inscritos do Tricolor no torneio.
O Grêmio deveria ter enviado à Conmebol a lista com os jogadores inscritos para a primeira fase da Libertadores na última segunda. No entanto, como o atestado liberatório do atacante chileno ainda não havia sido enviado, o Grêmio adiou para esta terça o envio da relação, o que lhe garantirá uma multa de 5 mil dólares (R$ 10, 2 mil) da entidade.
O contrato de Vargas com o Grêmio teve início no último dia 14 e vai até 31 de dezembro. O Napoli, clube que o emprestou, tem a opção de pedir o retorno do jogador após seis meses - caso o Tricolor dispute a final da Libertadores, ele retornará para a Itália após a competição.
Quem também corria o risco de não disputar a primeira fase da competição era o volante Souza, adquirido em definitivo pelo Grêmio junto ao Porto, de Portugal. O seu novo contrato com o Grêmio foi publicado no BID na segunda.
Vargas segue em Porto Alegre, após ter sido apresentado no último sábado. Para o jogo desta quarta contra a LDU, em Quito, ele será apenas um torcedor de luxo, assim como Kleber, que se recupera de lesão.