Valdivia foi suspenso por duas partidas pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em julgamento no pleno da entidade, nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro (RJ). A punição se deu pelo pisão nas nádegas do volante Amaral, do Flamengo, e o jogador não poderá enfrentar a Chapecoense, nesta quinta-feira. O camisa 10 volta diante do Botafogo, pois já cumpriu um jogo de punição ao ser expulso diante do Rubro-Negro.
O chileno foi direto de Florianópolis (SC), onde atuou na derrota por 3 a 1 para o Figueirense, para o Rio de Janeiro (RJ) e participou de sua defesa. O jogador tinha sido enquadrado no artigo 254-A por agressão, e a pena girava entre quatro e 12 jogos. Os auditores do caso, contudo, consideraram que o lance era apenas um ato hostil (artigo 250), e a punição caiu: de uma a três partidas.
Dois membros do STJD, incluindo o relator, pediram pela suspensão por dois jogos, outro por apenas um e o último auditor sugeriu uma punição de três partidas. O presidente Paulo Valed Perry, por sua vez, acompanhou o relator e pediu dois jogos de pena. Com isto, o Mago poderá enfrentar o Botafogo, na próxima quarta-feira, em jogo decisivo para o Verdão na luta contra o rebaixamento.