No duelo entre dois dos três líderes das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil, um surpreendente empate. Favorito por ser atualmente a melhor seleção do continente - campeã da Copa América e terceira colocada no ranking da Fifa -, o Uruguai apenas ficou na igualdade por 1 a 1 com a Venezuela, em pleno estádio Centenário, em Montevidéu, pela quinta rodada da competição.
Na briga por uma das quatro vagas diretas ao Mundial - o quinto colocado fará uma repescagem com o vencedor das Eliminatórias da Oceania -, Uruguai e Venezuela seguem nas primeiras posições. Ambos estão com oito pontos, mas os uruguaios jogaram quatro partidas até o momento, contra cinco dos venezuelanos, que buscam uma inédita classificação para uma Copa do Mundo.
Com uma longa invencibilidade a defender - chegou a 16 jogos com o empate deste sábado - e por jogar diante de seus fanáticos torcedores, era de se esperar um Uruguai ofensivo desde o início. Foi isso que se viu, mas o gol não saiu nos primeiros minutos. Ele só aconteceu aos 39, quando Diego Forlán recebeu cruzamento de Alvaro Pereira e chutou de esquerda no ângulo do gol de Renny Vega.
Na segunda etapa, apesar da necessidade de tentar o empate, a Venezuela pouco levou perigo aos donos da casa. Mas os visitantes conseguiram o surpreendente empate em uma cabeçada do centroavante Rondón, aos 39 minutos.
Pela sexta rodada das Eliminatórias, no próximo final de semana, o Uruguai jogará novamente em casa - desta vez contra o Peru, no domingo. Um dia antes, a Venezuela receberá o Chile.