O zagueiro boliviano Leonardo Zabala, de 19 anos, vive a expectativa de ser integrado de fato ao elenco profissional do Santos.
O defensor, que já é convocado para a seleção principal da Bolívia, chegou ao time paulista em setembro de 2021 após passagem pela base do Palmeiras.
Ele foi contratado por meio do mesmo projeto de Miguel Terceros, meia-atacante considerado craque por quem o acompanha no clube, e tem vínculo até dezembro de 2022 com o time alvinegro.
Leia mais:
Zabala treinava como titular para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, mas testou positivo para Covid-19 dias antes da estreia e acabou fora da lista de inscritos. Dessa forma, Jair, de 16 anos, ganhou a vaga e se destacou na competição.
Ficar fora da Copinha foi frustrante, porém, abriu espaço para um período de treinamentos com o grupo principal sob o comando de Fabio Carille nas últimas semanas.
Diante do surto de Covid, Carille chamou Zabala para o primeiro jogo-treino da pré-temporada, contra o São Caetano. Desde então, ele também participou do amistoso com a Portuguesa Santista e continuou na rotina do CT Rei Pelé. Não está definida, porém, a permanência para o resto do ano.
Como não tem um ano completo na base santista e, assim, preencheria vaga na lista A do Campeonato Paulista, Zabala não foi inscrito na competição, pela qual o Santos enfrentará o São Bernardo às 19h desta quinta-feira (10), na Vila Belmiro.
O time de Carille tem duas vagas restantes e deve ocupar uma delas com o lateral-direito Auro.
Zabala é o único zagueiro canhoto do Santos, que emprestou Alex Nascimento ao Famalicão e Wagner Leonardo ao Fortaleza. Jhonnathan, outro destaque da Copinha, também é canhoto e já foi zagueiro, mas se firmou como volante.
Os demais defensores ligados ao clube alvinegro são destros -Kaiky, Eduardo Bauermann, Luiz Felipe, Derick, Jair e Emiliano Velázquez.
O último deles, aliás, não estará disponível para o duelo com o São Bernardo, por sentir desconforto muscular na coxa esquerda. Sánchez, com lesão no joelho direito, e Sandry, em recuperação de entorse no tornozelo esquerdo, também estarão fora.
Assim, Carille deverá levar a campo João Paulo; Madson, Kaiky, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Camacho, Vinícius Zanocelo e Ricardo Goulart; Ângelo, Marcos Leonardo e Lucas Braga.
O Santos soma cinco pontos no Estadual, ocupando a terceira posição do grupo D. No B, o São Bernardo aparece na primeira colocação, com oito pontos.
Estádio: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Horário: 19h (de Brasília) desta quinta-feira (10)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Transmissão: Paulistão Play, Youtube e Premiere
Atualizada em 10/02/2022 às 8:46.