Quarta-feira (21) é o último dia de votação pela internet para a escolha do pôster oficial de Curitiba, cidade-sede da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. A eleição é aberta a todos e o voto pode ser feito pelo site da prefeitura até as 16h.
Na última segunda-feira (19), a população pode também fazer a escolha em um quiosque montado na Praça Rui Barbosa.
São duas opções, ambas validadas pela Fifa e que representam a cidade. Uma delas destaca uma Araucária, árvore nativa símbolo de Curitiba e do Paraná. Curitiba é uma expressão guarani, que quer dizer "muito pinhão". A semente da Araucária, o pinhão, é muito apreciada na culinária local.
A outra opção faz referência ao petit-pavé do calçadão da Rua XV, tradicional ponto de encontro de curitibanos e turistas. A calçada em petit-pavé faz parte da identidade e da história da cidade. No dia 25 de novembro, a Fifa fará a apresentação de todos os pôsteres oficiais das cidades-sede da Copa.
Os votos estão divididos, tanto dos nascidos em Curitiba como dos curitibanos que adotaram a cidade para viver.
"A Araucária é o símbolo do Paraná e Curitiba é o Paraná na Copa", argumentou o técnico em Telecomunicações Edson Luiz Quinhone Ribeiro, ao justificar o seu voto no pôster que remete à árvore nativa símbolo de Curitiba e do Estado.
A carioca Andrea de Oliveira também escolheu a Araucária. "Esse pôster é a cara de Curitiba e do Estado", disse ela, que mora na cidade há mais de 20 anos.
Zeli de Jesus dos Santos, curitibana aposentada, 70 anos, prefere que o petit-pavê seja a imagem da cidade no Mundial de Futebol. "Gosto de futebol e achei a opção do petit-pavê mais charmosa e a que remete ao esporte."
A estudante Ana Vitória, de 9 anos, mora em Londrina e aproveitou o passeio para votar em um dos cartazes que representará Curitiba na Copa 2014. Ela escolheu a opção do Petit-pavet. "Gostei do desenho. Achei ele mais bonito", argumentou ela, acompanhada da mãe.
Durante 11 dias da campanha pela votação, serão distribuídos cards com as duas opções de pôster em escolas. Os cards virão com QR Code. A votação também será divulgada em cartazes e no mobiliário urbano.