A Europa vai manter o mesmo formato para definir a classificação de 13 seleções do continente para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, informou a Uefa nesta segunda-feira. O secretário geral da entidade, Gianni Infantino, disse que as Eliminatórias Europeias serão disputadas pelos mesmos 53 países que jogaram o torneio classificatório para a Copa do Mundo de 2010, quando os nove vencedores de cada grupo ganharam a vaga direta para o torneio na África do Sul.
Depois, os oito melhores segundos colocados disputarão uma repescagem em jogos de ida e volta para definir as quatro vagas restantes destinadas ao futebol europeu. As 53 equipes serão divididas em oito grupos de seis seleções e um grupo de cinco times.
Falando após uma reunião do Comitê Executivo da Uefa, em Paris, Infantino disse que a proposta será enviada à Fifa para ratificação.
O comitê executivo da Uefa se reuniu na véspera de seu congresso anual, onde Michel Platini, vai ser confirmado por unanimidade para um segundo mandato de quatro anos como presidente. Infantino também anunciou que o Comitê Executivo da Uefa aprovou as recomendações de um grupo de trabalho sobre corrupção e combinação de resultados, que sugeriu a "criação de uma rede de agentes em toda a Europa envolvendo todos as
associações nacionais para promoção da colaboração com as autoridades do Estado".
O comitê executivo também confirmou que a Federação de Futebol da Bósnia será suspensa a partir de abril, se não fizer alterações estatutárias necessárias até então. Em novembro, a federação da Bósnia recebeu prazo até o final de março para reduzir o seu três presidentes sob o risco de ser suspensa pela Fifa. O comitê executivo também definiu Istambul, na Turquia, como o anfitrião do próximo congresso anual.