A Uefa abriu procedimento disciplinar contra o Metalist Kharkiv nesta terça-feira por suspeita de manipulação de resultados em um jogo disputado em 2008. O caso foi aberto em regime de urgência porque o clube ucraniano entrará em campo nesta quarta pela fase preliminar da Liga dos Campeões.
"Devido à urgência do caso, foi encaminhado diretamente ao Conselho de Apelação da Uefa", anunciou a entidade, em nota. O Metalist fará o jogo da volta contra o grego PAOK Thessaloniki nesta quarta. O clube, porém, corre o risco de ser impedido de entrar em campo caso a Uefa emita uma decisão antes da partida.
O time está sendo investigado porque seu diretor esportivo Yevhen Krasnikov é acusado de estar envolvido em um caso de manipulação há quatro anos. Na sexta-feira, ele teve rejeitado pela Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) recurso contra suspensão de cinco anos recebida anteriormente.
Pelas regras da Uefa, aprovadas em abril de 2007, clubes envolvidos em casos de manipulação de resultados não podem disputar competições organizadas pela entidade.