Futebol

Tubarão vacila e deixa título escapar em Foz

31 jul 2011 às 17:43

O título da Divisão de Acesso e a vaga na elite do futebol paranaense estiveram nas mãos do Londrina no estádio ABC, em Foz do Iguaçu, até os 49 minutos do segundo tempo. De forma inacreditável, ambos escaparam e o Tubarão terá que disputar as semifinais contra o Grêmio Metropolitano Maringá para conquistar o objetivo.

A equipe comandada por Cláudio Tencatti vencia a partida por 3 a 1, com um jogador a mais, até os 40 minutos do segundo tempo.


Com o empate de 3 a 3 na fronteira e o 0 a 0 entre Serrano e Toledo em Prudentópolis, o time do oeste ficou com o título do segundo turno e enfrenta o Foz do Iguaçu na outra semifinal. Londrina e Toledo terão um ponto de bonificação, e podem ficar com a vaga caso vençam o primeiro jogo fora de casa.


Na soma dos dois turnos, Londrina e Toledo fizeram 41 pontos, com apenas uma derrota em 18 jogos. O Tubarão teve melhor saldo de gols e ficou com a melhor campanha geral.


O Grêmio Metropolitano Maringá, que ficou com a vaga ao empatar em 2 a 2 com o Nacional de Rolândia, fechou com 31 pontos ao lado do Foz do Iguaçu, mas obteve uma vitória a menos que o time da fronteira.


O jogo - Precisando evitar um resultado positivo do Londrina para chegar às semifinais, o Foz teve a iniciativa nos primeiros minutos de partida no estádio ABC. Aos 19, abriu o marcador com o Carreta, o carrasco alviceleste. Após bola cruzada na área, a zaga do Londrina falhou e Carreta, livre de marcação, empurrou para as redes.


Dez minutos depois, o time da casa quase ampliou em novo cruzamento. João Renato desviou e Danilo fez grande defesa, em lance de muita confusão na área alviceleste.


Quando a partida se encaminhava para o intervalo com o Foz à frente do placar, o Londrina aproveitou uma bola parada para empatar. Aos 46, Ricardinho mandou na área e Elson subiu sozinho para desviar de cabeça.


No segundo tempo, o Londrina voltou empenhado em buscar a vitória para evitar as semifinais. Mais uma vez em bola parada, conseguiu virar. Na meia-esquerda, Ricardinho cobrou falta no travessão e Silvio, no rebote, cabeceou para o gol.


O Foz foi para o tudo ou nada e Pedro Caçapa deixou o time com três atacantes após a entrada de Danielzinho. Com grande atuação do goleiro Danilo, o Tubarão conseguia se segurar na defesa e ameaçar o adversário nos contra-ataques.


Aos 30, Cláudio Tencatti tirou o artilheiro Warlley para entrada de Weverton. Com um minuto em campo, ele foi agredido por Bahia, que levou cartão vermelho e deixou o Foz com um a menos.


Aproveitando a superioridade numérica, o Londrina ameaçou ainda mais nos contra-ataques, perdendo boas chances para 'matar' a partida. Aos 40, Weverton recebeu livre na área e fez o terceiro, que garantiria o título antecipado ao Tubarão.


Mesmo com a vantagem ampliada, o Londrina vacilou. Aos 44, Danielzinho lançou Alysson, que bateu para o gol e Carreta ainda conseguiu tocar na bola antes dela entrar.


A partida ganhou contornos dramáticos e até o goleiro do Foz foi para a área nas cobranças de escanteio. O Londrina recuou inteiro e depositando as fichas em Danilo, que continuava seguro, evitando que o adversário empatasse a partida.


Aos 49, no último minuto do acréscimo, veio o castigo. Gilson arriscou de fora da área e Danilo não segurou, levando os torcedores e comissão técnica do Foz ao delírio no estádio ABC.


"A vontade de vencer tira o ímpeto de administrar a partida. Ficaram preocupados com a vitória e esqueceram de jogar", analisou o técnico Cláudio Tencatti após a partida.


"Agora a estrela de cada um tem que brilhar. Todo mundo tem que erguer a cabeça, trabalhar e acreditar. Pedimos desculpa à população, é frustrante para nós. O que a gente puder fazer, vamos fazer para levar o Londrina para a primeira", finalizou o comandante alviceleste.


Outros resultados:
Serrano 0x0 Toledo
Grêmio Metropolitano 2x2 Nacional
Campo Mourão 2x4 Cascavel
Iguaçu 1x0 São José (W.O.)


*São José e Campo Mourão rebaixados para a 3ª Divisão.

Classificação - 2º turno


Continue lendo