Sem vencer nem marcar gols nas duas primeiras rodadas da Série D, o Londrina desencantou diante da torcida no estádio do Café e goleou o Ypiranga (RS) por 4 a 0. O jogo, que poderia significar a morte do Tubarão no campeonato, serviu para ressucitar e manter as chances de classificação do alviceleste no embolado grupo 9.
A Chapecoense também goleou o Naviraiense por 3 a 0 no Mato Grosso do Sul e se isolou na liderança do grupo com sete pontos. Mesmo com a derrota, o Ypiranga segue em segundo, com quatro pontos. Londrina e Naviraiense têm três pontos, mas o alviceleste leva vantagem no saldo de gols. Na próxima rodada, domingo, o Tubarão volta a enfrentar o Ypiranga, desta vez no Rio Grande do Sul.
O jogo
Nem o mais otimista dos quase três mil torcedores que foram ao estádio do Café imaginariam um começo de jogo tão bom para o Londrina. Logo aos quatro minutos, em cobrança de falta, Silvinho levantou na área e encontrou Rodrigo, que subiu de cabeça para mandar para as redes. O zagueiro pé quente fazia sua estreia pelo Londrina.
Após o gol, os visitantes gaúchos se lançaram em busca do empate, abrindo espaços para os contra-ataques do Londrina. Aos 24, nova cobrança de falta de Silvinho pela direita. Ele levantou na área e Silvio desviou de cabeça, matando o goleiro Giovane.
Com a vantagem no marcador, o Londrina mantinha a posse de bola e controlava a partida, com sistema defensivo seguro e rápidas saídas ao ataque. Em uma delas, aos 41 minutos, veio o terceiro gol. Wesley arrancou pela esquerda e mandou para o gol. Silvinho, quase em cima da linha, empurrou para as redes.
Na volta para o segundo tempo, quem esperava uma possível reação do Ypiranga viu em campo um time apático, sem iniciativa, e dependente das bolas paradas para chegar ao gol do Londrina. Aos 27, os gaúchos quase chegaram ao primeiro gol, mas Rodrigo salvou em cima da linha.
Abusando da velocidade nos contra-ataques, o Londrina estava mais perto de fazer o quarto gol do que sofrer o primeiro. Aos 34, Gilberto Pereira sacou o meia Silvinho para a entrada de Japa. Cinco minutos depois, ele recebeu bela assistência de Wesley e não teve trabalho para desviar do goleiro Giovane e sacramentar a goleada alviceleste.
"Muita gente não acreditava no nosso trabalho. Foi uma vitória maiúscula para a torcida acreditar no Londrina. Agora é lutar pela classificação", planejou o atacante Luis Eduardo.
Já o técnico Gilberto Pereira usou a goleada para explicar as inconstâncias do futebol. "Na semana passada, joguei com vários atacantes e tomei três gols. Hoje joguei com um esquema defensivo e fizemos quatro. Valeu pela doação dos jogadores, mas deixei bem claro para eles que temos outro jogo decisivo no próximo domingo", disse o treinador sobre o confronto direto no Rio Grande do Sul.