Bayern e Paris Saint-Germain se enfrentam neste domingo (23), às 16h, na grande final da Champions League, o principal torneio do futebol europeu. Mais do que a definição do grande campeão, o confronto também traz três duelos interessantes, dentro e fora das quatro linhas.
1. O melhor do mundo
Há quem diga que Neymar, 28, nunca esteve tão próximo de conquistar o cobiçado título de melhor jogador do mundo. Em 26 partidas na temporada, o craque brasileiro somou 19 gols e 12 assistências. E o título da Champions seria a cereja do bolo.
Decidido a se afastar das polêmicas, Neymar parece mais focado no futebol e tem feito grandes partidas na fase final da competição europeia.
Entretanto, o Bayern tem em seu elenco o artilheiro polonês Robert Lewandowski, 31, que vive a melhor temporada da carreira. São incríveis 55 gols e 10 assistências em 46 partidas.
Lewa ainda pode atingir o recorde de gols em uma mesma edição da Liga dos Campeões, mesmo com menos partidas que o normal. Por enquanto, a marca pertence ao português Cristiano Ronaldo, que fez 17 gols na temporada 2013-2014. Na atual edição, Lewandowski já marcou 15 vezes.
2. Xadrez alemão
Os finalistas são comandados por treinadores alemães. O duelo tático entre Thomas Tuchel, do PSG, e Hans-Dieter Flick, do Bayern, é uma das grandes atrações do jogo.
Thomas Tuchel tem 46 anos, era zagueiro, e começou a carreira de técnico em 2007. Ele chegou ao PSG em 2018 com o desafio de lidar com um elenco repleto de estrelas, mas cheio de problemas de relacionamento. Mesmo assim, ganhou seis troféus no comando do clube.
Hans-Dieter Flick tem 55 anos e era meio-campista. O Bayern apostou nele em novembro de 2019, após um início de temporada cambaleante com o croata Niko Kovac.
Sob o comando de Flick, a máquina alemã não sabe o que é perder há 26 jogos e foi capaz de eliminar o Barcelona da Champions com uma impiedosa goleada por 8 a 2.
3. O gigante contra o aspirante
Detentor de 30 títulos alemães, o Bayern está entre os maiores vencedores da Champions League, com cinco conquistas. O último troféu europeu levantado pela equipe bávara veio na temporada 2012-2013.
Do outro lado, o PSG tenta se consolidar entre os gigantes. Fundado em 1970, o time parisiense só tinha dois títulos da liga francesa até 2012. Depois de ser adquirido por um fundo de investimentos do Qatar, a equipe subiu de patamar e faturou sete das últimas oito temporadas da Ligue 1.
Segundo o site especializado Transfermarket, o valor estimado do atual elenco do Paris Saint-Germain é de 1,06 bilhão de euros (cerca de R$ 4,8 bilhões).
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.