O 1º Torneio de Futebol Suíço "Vasco de Almeida Martins" segue com as partidas decisivas neste domingo, véspera do aniversário da cidade, no Estádio do Café. O evento é promovido pela Prefeitura de Londrina por meio da Fundação de Esportes (FEL) e integra o projeto "Vibra Londrina".
A competição homenageia o esportista londrinense inventor da modalidade, que começou na cidade – apesar de levar o nome de um país estrangeiro – e acabou sendo difundida por vários países. Integram o torneio 107 equipes masculinas e oito femininas, num total de 1.500 atletas.
A competição teve início no último final de semana, quando foram disputadas 76 partidas, simultaneamente, com o gramado do Estádio do Café dividido em dois campos de futebol suíço. Neste domingo, o torneio terá início às 9h30, com mais 38 partidas, seguidas pelas finais das categorias feminina, marcada para as 17h15; e masculina, às 18h15. O evento será encerrado com a premiação dos vencedores, que inclui troféus, medalhas e kits esportivos, além de uma motocicleta zero quilômetro para a equipe masculina e um jogo de sofás para a feminina.
Segundo o assessor de Esportes da FEL, Oscar Filla, o torneio é disputado com os portões do Estádio do Café abertos ao público e não foram registrados problemas nos primeiros dias da competição. "Até agora, o torneio foi um sucesso. Um grande público prestigiou os primeiros jogos, que renderam bons espetáculos. O único empecilho até agora foram as altas temperaturas", declarou.
O presidente da FEL, Ariobaldo Frisseli, o Dedé, também informou que a comissão de arbitragem do torneio é dirigida pelo londrinense Afonso Vitor de Oliveira, da Federação Paranaense de Futebol, e que os jogos do próximo domingo serão transmitidos ao vivo pela emissora de rádio Paiquerê AM. "Esperamos casa lotada no último dia do torneio e convidamos toda a comunidade londrinense para prestigiar as partidas decisivas e a premiação dos vencedores", afirmou.
Da Prefeitura de Londrina