A Torcida Organizada do Londrina Esporte Clube – Falange Azul – por determinação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) está vetada de entrar no Estádio do Café, em partida contra o Luverdense, neste sábado (15), às 18h30 (de Brasília), pela 31ª rodada da Série B do Brasileirão.
A punição se deu em decorrência de distúrbios ocasionados na partida válida pela 21ª rodada diante do Goiás. Ambas equipes foram denunciadas, perdendo um mando de campo e multadas em primeira instância. Houve recurso do Londrina e do Goiás para a instância superior e, então, a pena foi reformada, não havendo mais a incidência de perda de mando de campo, porém a restrição com relação à organizada, aos mesmos moldes que o Tribunal Pleno do STJD já havia aplicado ao Palmeiras e ao Flamengo, na Série A do Brasileirão.
Portanto, o torcedor alviceleste não poderá utilizar qualquer adereço que identifique a torcida organizada. Não será permitida a fixação de faixas, cartazes, bandeiras e também não poderão ser utilizados instrumentos musicais que tenham identificação da Torcida Organizada. Além disso, a arquibancada 'Curva da Ferradura', utilizado pela Falange Azul em todas as partidas para apoiar o Tubarão, será fechado em determinação do STJD.
O Londrina figura na quinta colocação da Série B com 48 pontos em 30 jogos – 13 vitórias, 9 empates e 8 derrotas. O Luverdense, por sua vez, aparece na 11ª posição com 42 pontos – 10 vitórias, 10 empates e 8 derrotas.