Futebol

Tocha do Parapan será acesa no Rio de Janeiro

11 ago 2007 às 10:02

A cerimônia da Tocha Paraolímpica dos Jogos Parapan-Americanos está prevista para começar às 10 horas deste sábado, 11 de agosto. O fogo será aceso na Chama Eterna, no Monumento dos Pracinhas, que fica no Aterro do Flamengo.

Em seguida, a tocha vai percorrer um longo percurso, carregada por 50 pessoas, entre atletas pan-americanos, paraolímpicos e pessoas envolvidas com a causa dos deficientes.


Do Monumento dos Pracinhas, a tocha seguirá até a Marina da Glória, de onde atravessará de barco parte da Baía de Guanabara, rumo ao Iate Clube do Rio de Janeiro, na Urca.


Dali, segue pela Avenida Pasteur, passando pelo Instituto Benjamin Constant, entidade dedicada ao ensino de deficientes visuais, até o Morro da Urca, onde embarca no bondinho do Pão-de-Açúcar.


O percurso segue pela orla da zona Sul, do Leblon ao Leme, onde haverá uma cerimônia de encerramento das atividades. O fogo, então, ficará guardado em uma lanterna até ser ateado novamente à tocha que vai acender a Pira Paraolímpica.


A cerimônia de abertura dos Jogos Parapan-Americanos ocorre amanhã (12), às 13 horas, na Arena Multiuso, no Autódromo de Jacarepaguá.


São 1,3 mil atletas de 25 países para disputar 10 modalidades esportivas: atletismo; basquete em cadeira de rodas; futebol de 5 (praticado por cegos); futebol de 7 (praticado por atletas com paralisia cerebral); halterofilismo; judô; natação; tênis de mesa; tênis em cadeira de rodas; e voleibol sentado.


O campeonato segue por toda a semana que vem, em seis locais diferentes, até o próximo domingo (19). As competições têm entrada franca até o limite das arquibancadas. A preferência é por ordem de chegada.

ABr


Continue lendo