A convocação de Guerrero para a seleção do Peru transformou a partida desta quarta-feira contra o Botafogo, às 22 horas, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, no primeiro teste real de Alexandre Pato no Corinthians. Com o herói do título mundial fora do Brasil, o atacante recém contratado junto ao Milan ganhou a chance de ser titular pela primeira vez da equipe alvinegra.
Ficar em campo 90 minutos é o maior desafio de Alexandre Pato, que estreou marcando um gol no Pacaembu contra o Oeste, mas só jogou pouco mais de 20 minutos - ele entrou em campo aos 25 do segundo tempo.
Condição física para jogar a partida inteira a comissão técnica garante que ele tem. Tudo dependerá de como Alexandre Pato se sentirá durante o jogo. O importante é que ele não force demais para não correr o risco de se lesionar. A última vez que o atacante disputou um jogo como titular foi em 11 de novembro, quando o Milan perdeu para a Fiorentina por 3 a 1, pelo Campeonato Italiano.
A boa estreia de Alexandre Pato deixou os jogadores corintianos muito animados. "O Pato dispensa comentários, temos certeza de que vai dar conta do recado, ele vem treinando bem", disse o volante Ralf.
O ex-jogador do Milan atuará na posição de Guerrero, como um centroavante, embora não vá atuar enfiado na área. Ele terá liberdade para se movimentar e até trocar de posição com Emerson, um de seus parceiros de ataque. O técnico Tite, como havia feito contra o Oeste, escalará um trio de atacantes - desta vez Emerson, Alexandre Pato e Jorge Henrique.
As grandes mudanças na equipe em comparação com a que goleou o Oeste serão feitas no meio de campo. No lugar de Paulinho, que está com a seleção brasileira, entrará Guilherme. E Douglas vai retornar ao time na vaga de Danilo, que será poupado. A partida será uma oportunidade para o meia, que perdeu o lugar no time durante o Mundial, mostrar serviço, uma vez que Renato Augusto, outro concorrente à vaga, estará no banco de reservas.
Danilo não será o único atleta poupado. Paulo André e Alessandro também ficarão fora do jogo contra o Botafogo. É a primeira etapa de um "rodízio" que será feito neste começo de temporada. Os três jogadores que não estarão em campo nesta quarta voltarão ao time no sábado contra o São Caetano. E alguns dos que jogarem contra o Botafogo vão ganhar uma "folga" no próximo jogo.
Uma das justificativas dada pela comissão técnica para adotar essa estratégia é o pouco tempo de recuperação entre as partidas. Como se trata de um início de temporada, a chance de algum atleta sofrer uma lesão muscular é considerável. "Quem entra quer jogar ainda mais porque às vezes está difícil até mesmo ficar no banco de reservas", disse Guilherme, o substituto de Paulinho.
Pelo cronograma de Tite, o rodízio será interrompido no clássico contra o Palmeiras, às vésperas da estreia na Copa Libertadores, no próximo dia 20, contra o San José, na Bolívia. O Corinthians buscará a sua quarta vitória consecutiva no Estadual. O time bateu Mirassol, Mogi Mirim e Oeste e subiu para a quinta colocação, com 10 pontos.