Um dia depois de ver Alexandre Pato ser convocado para defender a seleção brasileira, em substituição ao lesionado Fred, o técnico Tite afirmou nesta terça-feira que o atacante mereceu a chance que ganhou de Luiz Felipe Scolari e exaltou o bom momento do jogador corintiano.
Entretanto, não deixou de criticar o polêmico calendário de jogos do Campeonato Brasileiro coincidindo com os amistosos que o Brasil fará contra Austrália, sábado, no Mané Garrincha, em Brasília, e no próximo dia 10, diante de Portugal, em Boston, nos Estados Unidos.
Por causa da convocação, Pato desfalcará o Corinthians em três partidas do Campeonato Brasileiro. Primeiro não enfrentará o Internacional, nesta quarta-feira, em Novo Hamburgo (RS), e depois não poderá pegar o Náutico, domingo, no Pacaembu, e o Botafogo, no dia 11, no Maracanã.
Tite criticou o fato de que a seleção fará duas partidas em datas que não reservadas pela Fifa para amistosos, prejudicando não só o Corinthians, mas outros clubes que tiveram jogadores convocados.
"O Pato mereceu a convocação, pelo trabalho e qualidade dele, e também pelo departamento médico e físico de clube, além dos colegas e atletas, que fizeram com que fizesse gols. O Pato mereceu, neste ano ele já fez mais gols e mais jogos do que em todo ano passado", enfatizou o comandante, para depois reclamar do calendário.
"Se fosse uma data-Fifa não tem o que dizer, mas para amistoso gostaria que (Pato) não fosse convocado, pela sequência do trabalho, mas respeitando tudo o que falei", disse Tite, fazendo questão de esclarecer que não está criticando Felipão, mas sim o calendário que prevê uma série de jogos do Brasileirão enquanto jogadores dos clubes estão servindo a seleção em amistosos, e não em uma competição oficial.
Além de Pato, Tite também não terá Guerrero, mais uma vez convocado para defender a seleção peruana, nos três próximos jogos do Corinthians.