Não houve o drama da temporada 2011/12. Dessa vez o torcedor do Manchester City, time do londrinense Fernandinho, fez a festa pela conquista do quarto título inglês da história do clube. Uma vitória tranquila por 2 a 0 sobre o West Ham, gols de Nasri e Kompany.
Um simples empate já garantia a taça. Mas o City entrou em campo disposto a buscar a vitória. Imprensava o West Ham em seu campo, mostrava uma movimentação bonita de se ver em campo, e dava a impressão até que poderia golear.
Kolarov e Zabaleta avançavam bem pelos lados. Javi García, David Silva e Yaya Touré colocavam os adversários na roda com suas trocas de passes. Agüero e Dzeko incomodavam a defesa dos Hammers.
Aos 20 minutos, antes mesmo do City balançar a rede contrária, o Etihad Stadium comemorou um gol. Chegou a notícia de que o Newcastle abria o placar contra o Liverpool. Tudo era festa, pois com essa combinação até com derrota os Citizens eram campeões.
Mas comemorar com derrota não é a mesma coisa, e Nasri acertou um chutaço de fora da área aos 39 minutos para carimbar de vez o título. O Manchester City quase foi ao vestiário com a vantagem de 2 a 0, pois no último lance do primeiro tempo David Silva acertou a trave.
Não fosse por isso, pois o segundo gol saiu logo nos primeiros minutos da volta do intervalo. Aos quatro, escanteio a favor do City e Dzeko tentou. A bola sobrou com o zagueiro Kompany, para este empurrar para a rede.
Título merecido para quem mostrou ser um puro-sangue na corrida pelo título. O Manchester City atropelou os oponentes na reta final. O Liverpool, que esteve próximo de voltar a ser campeão, ficou parecendo aquele cavalo que chega a dar a impressão que vencerá o páreo, mas refuga no fim. Aliás de nada adiantou a virada dos Reds sobre o Newcastle em Anfield. A festa não saiu de Manchester, com direito a invasão de campo após o apito final.
Vagas Europeias e rebaixamento
Com um gol de Paulinho, o Tottenham bateu o Aston Villa por 3 a 0 e garantiu vaga na Liga Europa. Além dos Spurs, o Everton e o Hull City disputarão esta competição. O Manchester United, que empatou com o Southampton, ficará fora das competições europeias pela primeira vez desde 1981. Para a Liga dos Campeões irão, além do campeão Manchester City, Liverpool, Chelsea e Arsenal.
Os rebaixados foram Norwich, Cardiff e Fulham. Eles serão substituídos na Premier League por Leicester, Burnley e o vencedor do play-off pela última vaga. Derby County, Brighton, Queens Park Rangers e Wigan disputam este posto.