O torcedor corintiano que foi ao Estádio do Pacaembu na noite deste sábado teve o prazer de ver cinco gols, sendo um deles de Ronaldo. Mas saiu decepcionado, pois o Náutico venceu o Corinthians por 3 a 2, pela 36.ª rodada do Campeonato Brasileiro, com um gol de pênalti - em lance duvidoso -, nos acréscimos.
A vitória foi importante para o time pernambucano, que luta contra o rebaixamento e ficou bem próximo do Fluminense. Agora, o Náutico aparece em 18.º, com 38 pontos, um a menos que a equipe carioca, que ainda joga contra o Sport, neste domingo, no Recife. Restando duas partidas, o clube alvirrubro precisa vencer seus jogos e ainda torcer contra os rivais diretos.
Sem objetivos na competição, o time corintiano se despediu do Pacaembu com uma grande atuação do Fenômeno no segundo tempo. Até poderia ter vencido, caso não tivesse desperdiçado algumas boas chances criadas. No primeiro tempo, aliás, faltou futebol aos corintianos. E sua defesa falhou no primeiro gol, marcado por Bruno Mineiro, aos 38 minutos. Ele aproveitou cruzamento de Patrick para cabecear entre Diego e Paulo André.
O Corinthians chegou ao empate no começo do segundo tempo. Jorge Henrique recebeu na esquerda, fez um ótimo cruzamento para Ronaldo cabecear, sozinho na pequena área, e fazer 1 a 1. No lance seguinte, o atacante ainda acertou uma bola na trave, em chute cruzado, após driblar três marcadores.
A pressão corintiana continuou e teve a ajuda com a expulsão de Bruno Mineiro, após falta dura em Elias - ele recebeu o cartão vermelho direto, e alegou ter escorregado no lance. Nos 29 minutos seguintes, a vantagem de um jogador a mais quase teve sucesso.
Aos 26, chegou a virada corintiana. Ronaldo cobrou falta rolando para a entrada da área e Elias chegou batendo de primeira. Atrapalhado pelos que estavam à frente, o goleiro Glédson não conseguiu evitar o gol. Dois minutos depois, o Fenômeno novamente fez uma grande jogada, ao se livrar do marcador e tentar um golaço de cobertura.
BOBEADA - A vantagem corintiana acabou aos 39 minutos. Foi quando Anderson Lessa cruzou da esquerda, ninguém cortou a bola e esta sobrou para Carlinhos Bala, que mandou de primeira, no canto, sem chances para o novato goleiro Rafael Santos.
O empate estava razoável para os jogadores, que já tocavam a bola de lado, quando Aílton passou por Escudero, que o derrubou fora da área, mas o árbitro deu o pênalti e o cartão amarelo para o corintiano, por reclamação. Na cobrança, Aílton, com paradinha, fez o gol da virada do Náutico e garantiu os 3 a 2 que os mantém com chances de permanecer na Série A.
Pela próxima rodada, a penúltima do Brasileirão, o Náutico encara fora de casa o Santo André, rival direto contra a queda à Série B. Já o Corinthians, que segue com 49 pontos, nas colocações intermediárias da tabela, enfrenta o Flamengo, em Campinas, no Estádio Brinco de Ouro. Ambos os jogos acontecem às 17 horas (de Brasília) do dia 29.