O Corinthians segue firme na briga pela liderança do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, a equipe goleou o Goiás por 5 a 1, de virada, no Pacaembu, e assim colocou pressão sobre o líder Fluminense, que ainda joga no domingo pela 19.ª rodada. A vitória veio com dois gols de Iarley e teve direito a festa da torcida, que praticamente lotou o estádio no embalo das comemorações pelo centenário corintiano.
Provisoriamente, a diferença para o primeiro colocado é de apenas um ponto. O Corinthians foi a 37, mas ainda ficará com um jogo ao menos ao fim da rodada. O Fluminense, que soma 38, encara no domingo o Guarani, em Campinas. Já pela próxima rodada, a equipe corintiana joga na quarta-feira, contra o Atlético-PR, em Curitiba.
Enquanto o Corinthians vive a euforia pela semana do centenário e a boa fase, a situação do Goiás é cada vez mais complicada no Brasileirão. Sem vencer após a Copa do Mundo, a equipe já soma seis derrotas seguidas e continua na lanterna, com 13 pontos. A próxima chance para se reabilitar será na quarta, diante do Guarani, em Goiânia.
SUSTO E ALEGRIA - Foi assim que o jogo começou, com mais de 35 mil torcedores no Pacaembu. Quando a partida ainda estava no início, o Goiás - que teve o técnico Jorginho, ex-auxiliar da seleção brasileira, pela segunda vez no banco de reservas - abriu o placar: o experiente lateral-esquerdo Júnior acertou um belo chute do bico da área para mandar a bola no ângulo, sem chance de defesa para o goleiro Júlio César.
Depois disso, a pressão foi toda do Corinthians, que jogou novamente com a camisa comemorativa pelo centenário, com listras brancas e bege. Só no primeiro tempo foram quase 20 finalizações do time alvinegro. E o goleiro Harley trabalhou bastante. Iarley acertou a trave aos 19 minutos, em chute que desviou na zaga. Aos 26, Jorge Henrique tentou um lance ousado, ao escorar cruzamento com o peito, mas a bola foi no travessão.
Já Bruno César levou perigo nas cobranças de falta. Por três vezes - aos 23, 29 e 30 minutos -, ele obrigou Harley a fazer grandes defesas. O goleiro do Goiás era até então o grande destaque do jogo.
A pressão corintiana só foi convertida em gol aos 42 minutos, quando Bruno César marcou, de cabeça, após cruzamento de Jorge Henrique. Quatro minutos antes, o volante Amaral já tinha facilitado as coisas para o Corinthians, ao receber o segundo cartão amarelo e deixar o Goiás com um jogador a menos.
O 1 a 1 no placar não satisfazia o time corintiano e no segundo tempo a pressão continuou. Agora, para alívio dos torcedores, se convertendo em gols. Aos 12 minutos, Iarley fez 2 a 1, após ser lançado, driblar Harley e chutar no gol vazio. Aos 15, foi a vez de Jorge Henrique fazer 3 a 1, aproveitando rebote do goleiro. Com 29 minutos, Iarley fez seu segundo gol na partida, de pênalti, cometido por Romerito em Bruno César.
Quando a vitória e a goleada já estavam garantidas, ainda houve tempo para o reserva Boquita também marcar o seu. Aos 38 minutos, o meia chutou, a bola desviou em Marcão e matou Harley, decretando os 5 a 1 no placar e a festa corintiana no Pacaembu.