Como campeã inédita da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, a Espanha vai, em 2014, defender sua conquista pela primeira vez. Para Vicente del Bosque, treinador da seleção, é uma honra que o desafio tenha coincidido de ser no Brasil, país que ele considerado o mais importante quando o assunto é futebol.
- É um orgulho poder defender um título de campeão do mundo no Brasil. Quem diria isso há alguns anos? O Brasil é o pai do futebol - elogiou Del Bosque, para depois falar sobre as chances da Espanha conquistado o bi neste ano, pedindo para não criar uma euforia exagerada:
- Pertence ainda a um terreno de sonhos. A Espanha criou uma cultura futebolística pessimista, porque não passávamos das quartas. Em alguns anos começamos a passar, e veio um otimismo algumas vezes exagerado.
Del Bosque ainda falou sobre um assunto recorrente na seleção espanhola: renovação. Ele lembrou que a equipe vem fazendo isso desde o início da era vitoriosa, que começou com a conquista da Eurocopa de 2008, ainda com Luis Aragonés.
- Mantivemos o nosso estilo de jogo, marcado por grandes meias que temos, e fora de campo queremos potencializar as boas relações, isso é importante. Mais de 50% da equipe que ganhou a Eurocopa de 2008 se renovou, é a lei da vida, inevitável. Estamos preparados para o futuro - concluiu.