Futebol

Sul-Minas 2002 já tem esboço de regulamento

08 mai 2001 às 21:28

O Clube dos 13 já tem um esboço da próxima Copa Sul-Minas, que deve acontecer entre 12 de janeiro a 28 de abril de 2002, reunindo 16 representantes dos estados de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O campeão e o vice da competição garatem a participação na Copa dos Campeões, que dá uma vaga para disputar a Copa Libertadores da América do ano seguinte.

A competição está sendo negociada com a Rede Globo, que já patrocina o Campeonato Brasileiro, e que deve liberar esses clubes da obrigação de cumprirem o contrato dos Estaduais.


A Sul-Minas também vai ter o sistema de acesso e descenso. Os dois últimos colocados, independentes de força política, serão rebaixados para que no próximo ano disputem seus campeonatos estaduais. Um torneio vai ser realizado para escolher os times que vão subir no ano seguinte, disputado com os melhores colocados dos campeonantos estaduais.


Os grandes do futebol paranaense, mineiro, gaúcho e catarinense, como participantes da Sul-Minas, podem ficar de fora dos campeonatos regionais. Mas a questão não é fechada. Alguns clubes defendem a presença apenas nas fases avançadas dos estaduais. Esse sistema já acontece no Campeonato Gaúcho com Grêmio e Internacional.


O presidente do Atlético, Marcus Coelho, defende a retirada do rubro-negro do Paranaense. "A idéia inicial é não participar do Estadual. Mas temos outra opção, que ainda estamos estudando: nosso time entraria apenas em uma segunda fase, com uma participação mínima". Possivelmente a fase decisiva do Estadual iria reunir apenas oito equipes. Especulações indicam que a fase preliminar deve contar com 16 times.


Apesar de Coritiba e Atlético estarem sempre em lados opostos, pelo menos na questão do Campeonato Paranaense e da Copa Sul-Minas estão em acordo. "O Estadual pode ser disputado em duas fases. Uma sem os participantes do torneio e outra fase com os melhores classificados e os times que participaram da Sul-Minas", defende Francisco Araújo, presidente do alviverde.

No meio de tantas avaliações surge uma dúvida sobre a próxima Sul-Minas. Os times mineiros estão namorando os clubes do eixo Rio-São Paulo para disputarem o torneio. A não participação de Cruzeiro e Atlético Mineiro esvaziaria a competição. Mas como o Clube dos 13 é o negociador, tudo pode não passar de boataria. "Sem os mineiros a Sul-Minas perde em competividade", avalia Araújo.


Continue lendo