O Corinthians recebeu um duro golpe na sua luta pelo título brasileiro. O clube foi punido nesta terça-feira com a perda de um mando de jogo pelos incidentes provocados pela torcida do Palmeiras no clássico do dia 24 de outubro, no Pacaembu. O time de Palestra Itália perdeu dois mandos, e os dois clubes ainda terão que pagar uma multa de R$ 10 mil cada.
Insatisfeita com a derrota de seu time por 1 a 0, a torcida do Palmeiras, que ficou no tobogã, atirou objetos em profissionais da imprensa e dirigentes corintianos que se dirigiam aos vestiários após a partida.
O Corinthians foi denunciado por "deixar de manter local com infraestrutura necessária a assegurar a segurança", como prevê o artigo 211 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, e por "deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir o lançamento de objetivos", confirme o artigo 213. O Palmeiras foi denunciado apenas no segundo.
Com isso, o Corinthians terá que disputar a partida contra o Vasco, no dia 28, a 100 quilômetros da capital paulista. O problema é que o clube já havia iniciado a venda de ingressos para o jogo através de seu programa de sócio-torcedor - cerca de 8 mil bilhetes já haviam sido comprados.
O jogo diante do Vasco seria o último do Corinthians em casa na temporada. Faltando quatro rodadas para o fim do Brasileiro, do qual é vice-líder, um ponto atrás do Fluminense, o time encara ainda Cruzeiro (sábado, no Pacaembu), Vitória (dia 21, no Barradão) e Goiás (5 de dezembro, no Serra Dourada).
Já o Palmeiras terá que mandar os jogos contra Atlético-MG, no dia 21, e Fluminense, no dia 28, também a 100 quilômetros da capital paulista.