O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou, nesta terça-feira (22), o rebaixamento de fato do Paraná Clube no Campeonato Paranaense. Por unanimidade, o STJD reverteu a decisão do TJD e beneficou o Rio Branco. Na instância estadual, o time de Paranaguá havia sido condenado a perda de 22 pontos, assim, o time da capital estava mantido na elite do futebol paranaense.
O Rio Branco foi acusado de escalar irregularmente o jogador Adriano. Na hora da transferência, por não encontrar o registro de Adriano, a Federação Paranaense indicou um similar. Adriano de Oliveira Santos, com registro na Federal Paulista, foi inscrito como Adriano Oliveira dos Santos, um jogador quase homônimo, com registro na Federação Capixaba.
Rebaixado no campo, o Paraná Clube entrou com recurso, que foi concedido pelo TJD. Insatisfeito com a decisão, o Rio Branco apelou ao STJD. Na decisão desta terça, o relator do processo, Francisco Antunes Maciel Mussnich, entendeu que houve um equívoco e não uma fraude por parte do Rio Branco, por isso, a perda de 22 pontos era injustificável. O relator disse que houve um "erro grosseiro, procedimental", e assim isentou o clube de culpa, o absolvendo.
O inferno astral do Paraná Clube pode ser completo no final de semana. O time ainda corre risco de ser rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro.