O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, sediada em Pelotas, repudiou as agressões físicas sofridas pelo cinegrafista da RBS TV Pelotas, Jeferson Kickhofel, e verbais sofridas pelo narrador da Rádio Pelotense 620 AM, Eduardo Costa, na partida entre Londrina e Brasil de Pelotas, válido pela semifinal da Série D do Brasileirão.
Na ocasião, o cinegrafista da RBS TV Pelotas foi agredido por integrantes da comissão técnica do Londrina. Nas imagens feitas por Jeferson Kickhofel, o diretor de futebol do Londrina, Alex Brasil, pede para que o mesmo apague as imagens feitas durante o início da confusão generalizada que aconteceu aos 27 minutos do segundo tempo. Em seguida, o profissão foi atirado ao chão e agredido.
O narrador da Rádio Pelotense 620 AM, Eduardo Costa, por sua vez, foi ameaçado inúmeras vezes por torcedores caso falasse algo que fosse desfavorável ao Londrina. Durante a transmissão, o profissional revelou tais ameaças.
'Tais acontecimentos são inaceitáveis numa sociedade democrática e configuram um atentado à liberdade de expressão e ao direito da sociedade à informação', diz a nota divulgada pelo Sindicato dos Jornalistas do RS. Por fim, a entidade exige das autoridades competentes a apuração rigorosa dos fatos e a punição dos culpados.