O chamado baixo clero do futebol brasileiro se reúne nesta sexta-feira e sábado, no Hotel Bourbon, em Londrina, para reestruturar a sua associação: o Clube Brasil (CB). Criado há um ano para defender os interesses dos times integrantes do Campeonato Brasileiro da Série B, o CB vem tentando firmar sua posição frente à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e ainda conquistar melhores cotas de patrocínio com a transmissão de jogos pelas TVs.
No encontro de Londrina os dirigentes de 20 clubes associados vão ajudar a refedinir o estatuto do CB e eleger a nova diretoria. O Londrina é um dos clubes fundadores da entidade e deve ter um representante na nova diretoria.
Um dos principais pontos do fórum de Londrina será a escolha do novo presidente do Clube Brasil em substituição a Francisco Batista Netto, ligado ao Avaí-SC.
Nem todos os 28 times que disputarão a Série B são integrantes do Clube Brasil - como o Malutrom. Alguns dos associados vão disputar a Série A - casos de Botafogo, Gama e América-MG. Além de defender os interesses das equipes da Série B, a entidade luta também para que seus associados que estão na primeira divisão tenham melhores cotas das TVs.
* Leia mais em reportagem de Claudemir Scalone na Folha de Londrina/Folha do Paraná desta sexta-feira