Classificada para as semifinais da Copa do Mundo, mas muito abalada com a perda de Neymar para os seus dois últimos jogos no torneio, a seleção brasileira voltou para a Granja Comary, em Teresópolis (RJ), na madrugada deste sábado, chegando às 3h15 ao local. O astro do Barcelona estava entre os presentes ao retorno à concentração, mesmo que ele não tenha mais condições de entrar em campo no Mundial. Ele veio do Rio em uma ambulância, acompanhado do seu pai, Neymar da Silva Santos.
Neymar fraturou uma vértebra da região lombar e ficará afastado dos gramados por algumas semanas. O atacante brasileiro se contundiu após levar uma joelhada de Zuñiga nos minutos finais da vitória por 2 a 1 sobre a Colômbia, em Fortaleza, no Castelão, pelas quartas de final da Copa. O astro, então, precisou ser substituído imediatamente da partida, deixou o campo chorando, na maca.
Do estádio, Neymar seguiu para um hospital em Fortaleza para avaliar a gravidade da lesão. Com a detecção da fratura em uma das vértebras, os médicos da seleção confirmaram que o atacante não tem mais condições de defender o Brasil na Copa - o time vai enfrentar, na próxima terça-feira, a Alemanha, no Mineirão, pelas semifinais.
Mesmo assim, Neymar retornou com a delegação da seleção para a Granja Comary. Por isso, a saída do avião da equipe do aeroporto de Fortaleza acabou sendo atrasada em quase uma hora, pois o Brasil aguardava a chegada do seu principal jogador. Após desembarcar no Aeroporto do Galeão, a seleção seguiu em seu ônibus para a Granja Comary, enquanto Neymar foi transportado em uma ambulância para a concentração da seleção.
Apesar do frio e da chegada da seleção ter acontecido apenas na madrugada, um grupo de aproximadamente 15 torcedores foi até os arredores da Granja Comary para apoiar a seleção e Neymar, exibindo, inclusive, algumas frases de incentivo.
O departamento médico do Brasil ainda não detalhou como será o tratamento de Neymar para recuperá-lo - José Luiz Runco concederá entrevista coletiva na tarde deste sábado na Granja Comary. Enquanto isso, a comissão técnica precisa decidir rapidamente quem será o substituto do craque para o duelo de terça-feira com a Alemanha. O técnico Luiz Felipe Scolari deve optar entre os meias Willian e Hernanes, o meia-atacante Bernard ou a utilização de um time com três volantes - Luiz Gustavo, Fernandinho e Paulinho.
Com 22 anos, Neymar estava participando da sua primeira Copa do Mundo. O atacante marcou quatro gols em cinco partidas e foi eleito o melhor jogador das vitórias sobre a Croácia (3 a 1) e Camarões (4 a 1). Agora, porém, o craque está fora da competição e desfalcará o Brasil nesta terça-feira, em Belo Horizonte, diante da Alemanha, em partida válida pelas semifinais, e também em uma eventual decisão ou na disputa do terceiro lugar.
Além de Neymar, o Brasil terá outro desfalque diante da seleção alemã, pois o zagueiro Thiago Silva recebeu o segundo cartão amarelo e cumprirá suspensão automática. Em compensação, Luiz Gustavo retorna ao time após ficar fora do duelo desta sexta-feira com a Colômbia.