Se conseguir vencer o Santos na noite desta quarta-feira (15), na partida de volta da primeira fase da Copa do Brasil, o Londrina, além de garantir a disputa da vaga nos pênaltis ou a classificação direta após os 90 minutos, pode também empatar o histórico de confrontos entre os dois times. Até aqui, foram sete jogos oficiais entre as duas equipes, com três vitórias santistas, dois empates e dois triunfos alvicelestes.
No confronto de ida, disputado na noite de 17 de março, o Londrina perdeu diante de sua torcida por 1 a 0, gol de pênalti do atacante Robinho. Se devolver o placar no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos (SP), o Tubarão leva a disputa para os pênaltis. Se vencer por dois ou mais gols de diferença ou então vencer por apenas um gol, mas marcando pelo menos dois ao longo da partida, o LEC se garante na próxima fase automaticamente.
Histórico
O primeiro jogo entre os dois times ocorreu em 11 de fevereiro de 1978, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro de 1977. O Tubarão ganhou por 2 a 1, gols de Carlos Alberto Garcia e Nivaldo. Confira no vídeo abaixo:
Ainda em 1978, novo confronto, desta vez disputado na Vila Belmiro e encerrado sem alterações no placar. Em 1982 as equipes voltaram a se encontrar pelo Campeonato Brasileiro, com um 0 a 0 no Estádio do Café e uma vitória por 1 a 0 do Santos na Vila Belmiro.
Após quase quatro décadas, os times voltaram a se cruzar em 2014, pela terceira fase da Copa do Brasil. Na partida de ida, vitória do Londrina no Café por 2 a 1, dois gols do atacante camaronês Joel, hoje no Cruzeiro. Naquela noite, as duas assistências foram dadas por Paulinho, que estreava no Londrina após ser emprestado pelo Grêmio.
No jogo da volta, em julho de 2014, o Santos confirmou o favoritismo na Vila Belmiro e despachou o Tuba após vencer por 2 a 0.
Se também forem computadas as partidas amistosas, ampla vantagem santista: oito vitórias, três empates e duas derrotas em treze confrontos, com 32 gols pró e 11 contra. Em duas ocasiões, em 1946 e 1957, nesta com Pelé no ataque, o time paulista venceu por 7 a 1, maior vantagem na série histórica.
O embate entre Santos e Londrina está marcado para as 19h30 desta quarta-feira.