O Palmeiras parece muito próximo de ser rebaixado no Campeonato Brasileiro e, caso não consiga escapar da queda, pode atingir um feito negativo que aconteceu apenas uma vez, há 13 anos. A única equipe que foi campeã da Copa do Brasil e rebaixada na competição nacional no mesmo ano foi o Juventude, em 1999.
Naquele ano, o time de Caxias de Sul surpreendeu e venceu o Botafogo na decisão. Curiosamente, o Palmeiras foi eliminado na semifinal daquela edição torneio, ao ser derrotado pelo time carioca em uma das semifinais. E chegar bem na Copa do Brasil parece ser um tormento para os clubes nos últimos anos. Desde 2008, um dos semifinalistas da Copa do Brasil é rebaixado na mesma temporada no Campeonato Brasileiro.
Em 2008, o Vasco foi quarto lugar na Copa do Brasil e rebaixado. No ano seguinte foi a vez de o Coritiba repetir o feito. Já em 2010, o Vitória foi vice-campeão na Copa do Brasil e caiu no Brasileiro. E no ano passado dois times que foram às semifinais acabaram amargando o descenso para a Série B: o Ceará (terceiro lugar) e o Avaí (quarto).
O Palmeiras é o único semifinalista da Copa do Brasil desta temporada que corre risco de degola. O Coritiba (vice-campeão), já escapou há algumas rodadas da queda, enquanto Grêmio e São Paulo, eliminados na semifinal, estão próximos de conquistarem vagas para a Copa Libertadores.
Confira os semifinalistas de Copa do Brasil que caíram no mesmo ano no Brasileiro:
1989: Sport (vice-campeão)
1991: Grêmio (vice-campeão)
1999: Juventude (campeão)
2004: Vitória (terceiro lugar)
2008: Vasco (quarto lugar)
2009: Coritiba (quarto lugar)
2010: Vitória (vice-campeão)
2011: Ceará (terceiro lugar) e Avaí (quarto lugar)