A Sauber apresentou na manhã deste sábado, na sede da equipe, em Hinwil (Suíça), o seu carro para a temporada 2013 da Fórmula 1. O modelo, chamado de C32, tem na pintura a sua grande novidade estética. Se no ano passado o carro da escuderia era quase todo branco, desta vez ele ganhou uma pintura predominantemente prata, com apenas alguns detalhes em branco.
Com relação à aerodinâmica, chama atenção o fim do degrau no bico, visto em diversos carros na temporada passada. A McLaren, a Ferrari e a Force India, que já apresentaram seus carros para esta temporada, também acabaram com esta opção que gerou críticas em 2012. Só a Lotus manteve o desnível no bico.
De acordo com o chefe da Sauber, Monisha Kaltenborn, o novo modelo é baseado no chassi do carro do ano passado, que rendeu bons frutos à equipe. "O objetivo é muito claro e simples: queremos continuar a melhorar a nós mesmos. O C32 é baseado em seu predecessor, que era um carro muito competitivo", comentou ele.
Depois de terminar 2012 com quatro pódios e o sexto lugar geral por equipes, a Sauber manteve o desenvolvimento do carro, mas mudou seus pilotos. Contratou o indiano Nico Hulkenberg, que estava na Forte India, e promoveu o mexicano Esteban Gutiérrez, de 21, que era seu piloto de testes no ano passado. O também mexicano Sergio Perez foi para a McLaren e Kamui Kobayashi ficou sem carro.
Neste domingo, a Red Bull apresenta o seu carro para 2013. Na segunda-feira acontece o lançamento dos modelos da Mercedes e da Toro Rosso. Na terça é a vez da Caterham e da Marussia. A Williams, por sua vez, programou a apresentação do seu novo modelo para 19 de fevereiro.