Futebol

São Paulo vence Paraná e respira no Brasileirão

03 jun 2007 às 22:30

Ainda jogando um futebol abaixo do esperado para o atual campeão brasileiro, o São Paulo conseguiu uma importante vitória e acabou com a invencibilidade e com os 100% de aproveitamento do Paraná Clube. Jogando fora de casa, o Tricolor paulista venceu o paranaense por 1 a 0, com gol marcado em cobrança de pênalti de Rogério Ceni.
Com esse resultado, o time paranista deixa a liderança do Campeonato Brasileiro e caiu para a segunda colocação. Já o São Paulo fica com os mesmos sete pontos de Palmeiras e Atlético Paranaense, mas na sétima colocação, pois tem um pior saldo de gols.

Mesmo jogando fora de casa, a torcida do São Paulo compareceu em bom número à Vila Capanema, para apoiar o time paulista. Mesmo assim, isso não garantiu um bom futebol do atual campeão brasileiro. O jogo começou muito marcado, com o São Paulo tendo um pouco mais da posse de bola. Mas nenhum dos dois times ainda conseguiu chegar efetivamente ao ataque adversário.


Aloísio e Dagoberto tentavam se movimentar no ataque, mas não mostravam entrosamento e o meio campo são-paulino – desfalcado do volante Josué, que está junto com a seleção brasileiro – errava muitos passes. Com isso, o Paraná se aproveitava de sua velocidade para conseguir chegar ao gol de Rogério Ceni. Mas os homens de frente não estavam inspirados, incluindo Josiel, artilheiro do campeonato.


Usando os erros do adversário, o Tricolor paranaense conseguiu a primeira boa chance do primeiro tempo. Aos 18 minutos, Joelson fez boa jogada individual na entrada da área e chutou rasteiro. Rogério Ceni teve de se esticar para fazer difícil defesa. A bola ainda ficou viva dentro da área, mas foi completamente rechaçada pelo zagueiro Miranda, que chutou para escanteio.


Até um pouco mais de 30 minutos da etapa inicial, os dois times mostraram um futebol sofrível, com muita marcação e erros de passe no meio campo. Mas boas chances começaram a aparecer para os dois lados, principalmente com jogadas individuais.


Aos 33 minuto do primeiro tempo, Jorge Wagner fez boa jogada. O ala esquerdo do São Paulo deu um chapéu no jogador do Paraná, avançou e chutou de fora da área, mas o goleiro conseguiu fazer a defesa Marcos Leandro. Dez minutos depois, Dagoberto recebeu a bola pela esquerda, driblou muito bem dois adversários e tocou para Aloísio dentro da área. O atacante girou em cima da defesa, mas chutou por cima do gol.


Mas a última grande chance – na verdade, a melhor do primeiro tempo – ficou por conta do time da casa.. Josiel ficou com a bola dentro da pequena área e toca para Joelson. Sem marcação alguma, o meio-campista conseguiu chutar para fora, dentro da pequena área, com o gol livre.


São Paulo voltou mais inspirado para segundo tempo, conseguindo ser mais efetivo quando chega ao ataque. Já o Paraná tenta usar a velocidade para chegar ao gol adversário. Com dois minutos, Jorge Wagner recebeu boa bola enfiada pelo lado esquerdo. O ala cruzou bem, mas a bola passou por toda da área. Na sobra, o zagueiro Edcarlos chutou por cima, com muito perigo ao gol do Paraná.


Aos 9 minutos da etapa complementar, agora pelo lado do Paraná, Vinícius Pacheco cobrou falta quase na marca de escanteio. André Dias cortou, mas a bola fica com Neguete. De primeira, o zagueiro paranista chuta por cima do gol. Quatro minutos depois, Souza tocou para Ilsinho na direita. O ala do São Paulo encarou o adversário, driblou e entrou na área, mas na hora do chute, a bola passou por cima, perto do gol.


Depois de um começo de segundo tempo com mais qualidade, o São Paulo voltou a errar muitos passes e a partida caiu muito de qualidade, com ajuda também do Paraná, que não praticava um bom futebol. Até por isso, o gol do São Paulo saiu em um lance de sorte (para os paulistas).


Com 28 minutos do segundo tempo, Jorge Wagner cobrou falta de muito longe e o goleiro paranista espalmou. No rebote, Aloísio vai para cima da bola e Marcos Leandro fez pênalti. Na cobrança, Rogério Ceni, bateu a penalidade máxima com categoria. Marcos Leandro caiu no canto esquerdo, mas o goleiro São Paulo chutou no ângulo contrario, indefensável.

Depois de marcar o gol, o São Paulo começou a tocar mais a bola para administrar o resultado. Mesmo assim, o Paraná não conseguia chegar com perigo ao gol de Rogério Ceni e o placar no estádio da Vila Capanema acabou em 1 a 0 para o Tricolor paulista.


Continue lendo