O São Paulo chegou aos 42 pontos, está perto de acabar com qualquer risco de rebaixamento e já começa a debater sobre a montagem do elenco para 2024.
O time comandado por Dorival Júnior entende que é "obrigação" estar na parte de cima da tabela, mas não deixará de usar a reta final do Brasileirão para testes.
O Tricolor venceu a Copa do Brasil, está classificado para a próxima Libertadores da América e não tem grandes aspirações na competição nacional. Atualmente, o São Paulo é o 10º colocado, com 42 pontos.
Em situação confortável, o Tricolor trabalha em duas frentes: decidir quem merece permanecer e analisar o mercado para buscar reforços.
Quem fica?
O São Paulo tem oito atletas com vínculo apenas até o final de 2023: Lucas, Rafinha, Caio Paulista, Erison, David, Alexandre Pato, Felipe Alves e Walce.
O Tricolor tenta convencer Lucas a ficar e está perto de renovar com Rafinha. Os demais têm situação incerta.
O lateral-esquerdo Caio Paulista está emprestado pelo Fluminense, e o São Paulo precisaria gastar para comprá-lo.
O atacante Alexandre Pato não se firmou, e a diretoria avalia se vale a pena dar mais tempo para o jogador de 34 anos.
O goleiro Felipe Alves e o zagueiro Walce têm boa chance de sair. Felipe é o terceiro goleiro e quer mais espaço. Walce, destaque na base, sofreu com cirurgias sucessivas no joelho e não ganha chances.
Os atacantes Erison e David estão emprestados por Botafogo e Internacional, respectivamente, e ainda não convenceram. A dupla deve ter minutos até o fim do Brasileirão após lesões.
Reforços?
O São Paulo já observa possíveis contratações para a próxima temporada. Uma delas é Luiz Gustavo, volante livre no mercado após deixar o Al Nassr, da Arábia Saudita.
O Tricolor entende que a experiência de Luiz Gustavo, que também pode ser zagueiro, seria decisiva na Libertadores. O atleta precisaria de tempo para se recondicionar pois não atuou nenhuma partida neste semestre.
Outro desejo de Dorival Júnior é Éverton Ribeiro, do Flamengo. Se o meia não continuar na Gávea, o São Paulo deve apresentar proposta.
O Tricolor entende que precisa de reforços pontuais, que cheguem para atuar, como ocorreu com Lucas Moura e James Rodríguez. Não é momento de apostas.