O Campeonato Brasileiro de 2020 terá sua história contada por dois fatores, e um deles surge como consequência do outro.
A pandemia bagunçou o calendário de disputas e jogou o Nacional para este ano de 2021. Como resultado de todo esse quadro de complicações logísticas e técnicas, a Covid-19 imprimiu à competição a marca da imprevisibilidade, da mesma forma que em outras ligas pelo mundo.
Nos dois jogos em que há possibilidade de título nesta quinta-feira (25), há três clubes que lideraram o campeonato e se colocaram, em algum momento, como favoritos à conquista.
Leia mais:
Justiça concede liberdade provisória a atletas do River Plate presas por racismo
Mesmo virando SAF, Londrina EC sofre em campo e não alcança objetivos em 2024
Vini Jr. ganha prêmio de melhor jogador do mundo e é defendido por Cristiano Ronaldo
Ex-Vasco deseja voltar ao Brasil após negociação frustrada com o Flamengo
Agora é a vez de o Flamengo, líder do Nacional e a uma rodada de faturar a taça, tentar confirmar seu favoritismo. Os rubro-negros visitam nesta quinta (25) o São Paulo, às 21h30, no Morumbi. Com 71 pontos no topo da tabela, um triunfo garante o título aos cariocas, já que o vice Inter tem 69 pontos.
O cenário, porém, não é dos mais simples. O Rubro-Negro enfrenta o quarto colocado São Paulo, que precisa também da vitória para garantir uma classificação direta à fase de grupos da Copa Libertadores.
O clube do Morumbi chegou a liderar o Nacional com sete pontos de vantagem para o segundo colocado, mas colapsou na reta final e demitiu seu técnico, Fernando Diniz. Na última segunda-feira (22), foi ao Rio de Janeiro com a perspectiva de garantir um lugar nos grupos do torneio continental, mas perdeu por 1 a 0 para o lanterna Botafogo.
Além de valer muito para o São Paulo, o confronto é cercado por um forte componente emocional e histórico. Maior ídolo da história tricolor, Rogério Ceni, atual técnico do Flamengo, poderá erguer a taça de campeão nacional no lugar onde se acostumou a celebrar vitórias pela equipe paulista.
O treinador de 48 anos busca sua primeira conquista na elite do país –foi campeão da Série B, com o Fortaleza, em 2018.
É sob essa condição que ele e seus comandados buscarão um triunfo no Morumbi, onde o clube carioca não vence desde 2011. A última vez que o Flamengo ganhou no estádio, pelo Brasileiro daquele ano, Ceni ainda era goleiro do São Paulo.
Nesta temporada, os rubro-negros também buscam superar os tricolores pela primeira vez. No primeiro turno do Nacional, os são-paulinos golearam por 4 a 1. Ainda houve dois confrontos pela Copa do Brasil, com vitórias por 2 a 1 e 3 a 0. Todas com Rogério Ceni no comando.
No duelo desta quinta, o Flamengo tem o grupo completo, enquanto o São Paulo possui alguns desfalques. Os laterais esquerdos Reinaldo e Léo estão suspensos. Assim, Wellington, de 20 anos, deve jogar.
Carneiro, por sua vez, não se recuperou do trauma no quadril sofrido no clássico contra o Palmeiras.
No entanto, Marcos Vizolli conta com a volta do capitão Daniel Alves, que estava suspenso no confronto contra o Botafogo.
SÃO PAULO
Tiago Volpi; Diego Costa, Bruno Alves, Arboleda; Igor Vinicius, Luan, Daniel Alves, Tchê Tchê, Welington; Pablo, Luciano. T.: Marcos Vizolli
FLAMENGO
Hugo; Isla, Rodrigo Caio, Gustavo Henrique, Filipe Luís; Diego, Gerson, Everton Ribeiro, Arrascaeta; Bruno Henrique, Gabigol. T.: Rogério Ceni
Estádio: Morumbi, em São Paulo
Horário: 21h30 desta quinta-feira
Juiz: Rodolpho Toski Marques (PR)