Futebol

São Paulo passa pelo Figueirense e entra no G4

14 out 2012 às 18:11

O São Paulo não tem do que reclamar da 30.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, a equipe venceu o Figueirense por 2 a 0 sem ser pressionado em nenhum momento do jogo e, aproveitando a derrota do Vasco para o Santos, entrou no G4 da competição. Luis Fabiano abriu o placar (Douglas fez o segundo) e chegou a 15 gols, assumindo a artilharia isolada.

Não fosse o Atlético-MG ter virado sobre o Sport nos acréscimos, todos os demais resultados ajudara, uma vez que o Inter perdeu para o lanterna Atlético-GO. Com isso, o São Paulo chegou aos 52 pontos, já se aproximando do Grêmio, que tem quatro a mais e joga logo mais contra o Botafogo, em Porto Alegre. Para baixo estão Vasco (50) e Inter (45).


O jogo deste domingo foi tão tranquilo que nenhum cartão amarelo foi aplicado. Assim, o São Paulo não tem novos desfalques para pegar o Atlético-GO, quinta-feira, às 21h, no Morumbi. O Figueirense, que estacionou nos 25 pontos, em penúltimo, pega o Inter, em Porto Alegre, na quarta. Para sair da zona de rebaixamento, o time catarinense tem que tirar 10 pontos com relação ao Bahia.


O JOGO - Ney Franco planejava repetir o time que venceu o Vasco, mas Denilson, com dores na região lombar, foi poupado. Maicon entrou no lugar dele e a mudança acabou sendo benéfica para o São Paulo. Não havia necessidade de dois homens de marcação no meio-campo diante do fraco time do Figueirense.


Com a superioridade tricolor na posse de bola, o resultado foi construído com naturalidade. O primeiro gol saiu aos 13 minutos. Osvaldo deu um drible por entre as pernas do marcador, mas a defesa apareceu para fazer o corte. Na cobrança do escanteio, Jadson colocou na cabeça de Luis Fabiano, que testou sozinho, no canto direito de Wilson. O goleiro nem se mexeu.


Na base do toque de bola, o São Paulo infernizava a defesa catarinense. Até Paulo Miranda teve chance de fazer. Mas quem anotou o segundo foi Douglas. A jogada começou com Luis Fabiano, que tocou em profundidade para Osvaldo. Wilson defendeu. O centroavante tentou também e a zaga tirou. Na terceira tentativa, Maicon foi esperto e rolou para Douglas bater para o fundo das redes.


Por mais alguns minutos o São Paulo pressionou. Rogério Ceni tentou de falta, mas acertou a barreira. Em outro lance, Wellington exigiu defesa difícil de Wilson, que depois pegou fácil o rebote de Maicon. Depois dos 26, o time da casa diminuiu o ritmo e poupou-se até chegar o intervalo.


O Figueirense voltou para o segundo tempo com a marcação adiantada, barrando a boa transição entre meio e ataque do São Paulo. Por isso, demorou para o time tricolor assustar de novo, o que só aconteceu aos 13 minutos, num contra-ataque que Osvaldo puxou e que acabou com Luis Fabiano chutando em cima da zaga.


Na sequência, mais duas chances, num chute de Jadson que passou perto do ângulo esquerdo e num lindo passe, de Osvaldo, de virada, para Luis Fabiano, que errou na conclusão cara a cara com o goleiro Wilson.

Para Rogério Ceni não dizer que não fez nenhuma defesa durante o jogo, aos 35 Aloísio tentou de bicicleta e o goleiro mandou para escanteio. Foi a única real tentativa do Figueirense de furar a melhor defesa do returno, com cinco gols sofridos em 11 jogos. Nas três vitórias em sequência, nenhum gol dos derrotados.


Continue lendo