Há quase um ano, em outubro de 2020, o São Paulo eliminou o Fortaleza nas oitavas de final da Copa do Brasil. Agora, as equipes voltam a se enfrentar no mesmo torneio, mas desta vez nas quartas de final. O primeiro duelo será nesta quarta-feira (25), no estádio do Morumbi.
Agora, no entanto, as equipes estão em situações inversas do encontro anterior. Em 2020, então treinado por Fernando Diniz, o tricolor paulista derrotou o tricolor cearense com um 10 a 9 nos pênaltis, após empatar em 3 a 3 na arena Castelão e por 2 a 2 em São Paulo.
Naquela ocasião, o São Paulo chegou para a disputa da Copa do Brasil na terceira posição do Campeonato Brasileiro. Antes do jogo de ida contra o Fortaleza, havia vencido o Palmeiras por 2 a 0. No jogo seguinte do Nacional depois da classificação nos pênaltis, bateu o Flamengo por 4 a 1.
Leia mais:
Justiça concede liberdade provisória a atletas do River Plate presas por racismo
Mesmo virando SAF, Londrina EC sofre em campo e não alcança objetivos em 2024
Vini Jr. ganha prêmio de melhor jogador do mundo e é defendido por Cristiano Ronaldo
Ex-Vasco deseja voltar ao Brasil após negociação frustrada com o Flamengo
Já o Fortaleza, então comandado por Rogério Ceni, estava brigando no meio da tabela do Brasileiro.
Comandado pelo argentino Juan Pablo Vojvoda, o Fortaleza ocupa há seis rodadas a terceira posição do Campeonato Brasileiro.
E o São Paulo, que é dirigido pelo treinador argentino Hernán Crespo, que agora briga no meio da tabela, é o atual 12º colocado.
O time vem em ascensão no Nacional, porém, com uma série de três vitórias seguidas (contra Athletico, Grêmio e Sport) e quatro jogos sem perder.
Contudo, o clube paulistano ainda sente os efeitos da eliminação para o Palmeiras nas quartas de final da Copa Libertadores, que marcou também a primeira derrota para o rival no torneio continental.
Na Libertadores, Crespo não pode contar com nomes importantes do elenco como o meia Benítez e o atacante Luciano, ambos estavam lesionados.
A boa notícia para o técnico são-paulino é que os dois voltaram a campo no último domingo (22), diante do Sport, e devem ser pelo menos relacionados para o duelo da Copa do Brasil.
Já a boa notícia para o Leão cearense de Vojvoda é que sua equipe não sabe o que é perder para times paulistas nesta temporada.
Venceu Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Bragantino, e empatou com o Santos. Levou três gols nessas partidas, marcou sete.
Para chegar até aqui na Copa do Brasil, o Fortaleza eliminou Caxias-RS, Ypiranga-RS, o arquirrival Ceará e o CRB-AL. Já o São Paulo, que entrou posteriormente no torneio, já passou por 4 de Julho-PI e Vasco.
Outra inversão com relação ao jogo de 2020 é que dessa vez, a ida acontece no Morumbi e a volta na Arena Castelão, no próximo dia 15 (quarta-feira).
SÃO PAULO
Tiago Volpi; Bruno Alves, Miranda, Léo; Daniel Alves, Luan, Rodrigo Nestor, Liziero, Gabriel Sara; Pablo, Rigoni. T.: Hernán Crespo
FORTALEZA
Marcelo Boeck; Tinga, Jackson, Titi; Yago Pikachu, Felipe, Éderson, Matheus Vargas, Lucas Crispim; Robson, David. T.: Juan Pablo Vojvoda
Estádio: Morumbi, em São Paulo
Horário: 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira (25)
Juiz: Wilton Pereira Sampaio (GO)
VAR: Wagner Reway (PB)
Transmissão: Globo, Sportv e Premiere