O jogo entre os dois melhores times do Campeonato Paulista foi resolvido em 35 minutos. No último jogo da primeira fase do Estadual, o Santos fez 2 a 1 no Palmeiras e tirou o posto de time com melhor aproveitamento do Verdão. Enquanto o Peixe entra no mata-mata com 36 pontos após 15 partidas, o Verdão tem 35 - eles terão a vantagem de decidir em casa nas quartas.
Enquanto Oswaldo de Oliveira decidiu poupar quatro jogadores (Cicinho, Jubal, Cícero e Leandro Damião), o Alviverde jogou com força máxima, mas sucumbiu à velocidade do ataque alvinegro, especialmente por conta de Geuvânio, que vive boa fase com a camisa 10 do time da Baixada Santista.
Foi com ele que surgiram os lances dos dois gols: um em cobrança de escanteio na cabeça de Neto, e outro em belo passe para Thiago Ribeiro em rápido contra-ataque. O atacante do Santos ganhou com extrema facilidade de Lúcio e Tiago Alves usando de sua velocidade.
Na defesa, o Peixe foi pouco incomodado no primeiro tempo - apenas Alan Kardec criou uma chance de perigo em belo chute. Na etapa final, o Verdão pressionou, apertou o rival, mas esbarrou em Aranha e conseguiu seu gol com o camisa 14 - o oitavo dele no torneio, na briga pela artilharia na competição. No fim, o Verdão até pressionou, mas não conseguiu empatar.
O Santos enfrenta na próxima fase a Ponte Preta, e o Palmeiras jogará com o Bragantino - nas quartas as equipes enfrentam os rivais de seus respectivos grupos. Embora a Federação Paulista ainda não tenha anunciado as datas, o Sportv, detentor dos direitos de transmissão, anuncia que o Peixe enfrentará a Macaca quarta-feira, na Vila Belmiro, enquanto o Verdão pega, no Pacaembu, o Massa Bruta, na quinta.