O Santos está desfigurado para enfrentar o Internacional neste sábado (14), às 16h30, na Vila Belmiro, pela segunda rodada do segundo turno do Campeonato Brasileiro. O meio-campo foi o setor da equipe que mais sofreu perdas para o surto de Covid-19 no elenco profissional. Apenas quatro atletas da posição estarão disponíveis para o confronto.
Cinco dos dez casos confirmados foram no setor de meio: Alison, Diego Pituca, Jobson, Sandry e Jean Mota. Os goleiros Vladimir e João Paulo, os zagueiros Lucas Veríssimo e Alex, e o lateral Madson completam a lista.
Assim, somando o desfalque do uruguaio Carlos Sánchez, que se recupera do rompimento do ligamento cruzado do joelho, somente quatro jogadores de meio-campo estarão disponíveis, todos revelados pelo clube e sem nenhuma partida como titular em 2020: Guilherme Nunes, Ivonei, Lucas Lourenço e Anderson Ceará.
Quem lidera a relação é Lucas Lourenço. O jovem de 19 anos já participou de 13 partidas neste ano e soma 288 minutos em campo. Depois, vem Ivonei, que perdeu espaço recentemente, com seis jogos e 69 minutos. Anderson Ceará entrou em campo apenas duas vezes, no total de 35 minutos, enquanto o volante Guilherme Nunes retornou recentemente de empréstimo para a Portuguesa e ainda não estreou neste ano.
Outros dois Meninos da Vila também podem aparecer pelo setor, já que chegaram a atuar dessa forma de maneira improvisada: Arthur Gomes e Tailson. Enquanto Arthur é bastante utilizado até como titular, acumulando 15 jogos desde o início dos 26 que disputou, Tailson só começou uma partida na temporada, mas é um dos reservas mais utilizados, com 12 participações vindo do banco.
A tendência é que Ivonei e Lucas Lourenço sejam titulares do meio-campo, podendo formar um trio com Arthur Gomes. Ainda há opção de atuarem pelo centro, com Arthur Gomes e Lucas Braga pelas beiradas, formando uma linha de quatro com Marinho e Kaio Jorge à frente.
O Santos ocupa a sétima colocação, com 31 pontos. E podia estar em melhor situação se não deixasse dois pontos no caminho na rodada passada. A equipe levou empate do RB Bragantino aos 51min do segundo tempo.
O Inter também tem problemas para a partida. Os meio-campistas Patrick e Nonato foram diagnosticados com Covid-19 e se juntam ao lateral Heitor, suspenso. Outros problemas são Guerrero, Boschilia, Saravia e Rodrigo Moledo, contundidos.
O Inter defende a liderança do Brasileirão. Com 36 pontos, o Colorado tem um de vantagem sobre o Atlético-MG, mas vem falhando nas últimas rodadas. Em três jogos, somou apenas dois pontos. A partida será a primeira do técnico Abel Braga na competição.
SANTOS
John; Pará, Luiz Felipe, Luan Peres, Felipe Jonatan; Ivonei, Lucas Lourenço, Arthur Gomes (Guilherme Nunes); Marinho, Kaio Jorge, Lucas Braga. T.: Marcelo Fernandes
INTERNACIONAL
Marcelo Lomba; Rodinei, Zé Gabriel, Cuesta, Moisés (Uendel); Rodrigo Lindoso, Edenilson, Maurício, Marcos Guilherme; Thiago Galhardo, Abel Hernández. T.: Abel Braga
Estádio: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Horário: 16h30 deste sábado
Juiz: Sávio Pereira Sampaio (DF)