O presidente do Santos, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, confirmou nesta terça-feira a troca de Ibson pelo zagueiro David Braz e pelo lateral-direito Rafael Galhardo junto ao Flamengo. O meia já está liberado para se apresentar ao time carioca.
A negociação foi efetivada nesta tarde depois que o Flamengo apresentou a garantia de 1 milhão de euros (aproximadamente R$ 2,5 milhões). O clube carioca viabilizou o acerto ao contar com a antecipação do pagamento da Rede Globo pelas cotas de transmissão de TV.
Com a garantia financeira, o Santos poderá pagar ao Spartak Moscou a última parcela da compra dos direitos econômicos de Ibson. O meia chegou ao time santista em julho do ano passado, após discreta passagem pela Rússia, a um custo de 9 milhões de euros. Uma das mais caras contratações do Santos, o meia enfrentou forte concorrência no setor e não conseguiu se firmar entre os titulares.
Pela negociação com o Flamengo, o clube paulista ficará com 60% de cada um dos dois jogadores envolvidos na troca. David Braz e Galhardo, no entanto, não poderão defender o time na Copa Libertadores porque já vestiram a camisa do Flamengo na competição. No lugar de Ibson, o Santos inscreveu Gerson Magrão.
Mesmo fora da Libertadores, Galhardo será importante no elenco santista por causa da falta de opções na lateral direita. Recuperando-se de lesão, o titular Fucile só fica até o final do ano, quando voltará para o Porto ao fim do contrato de empréstimo. O técnico Muricy Ramalho vinha improvisando o volante Henrique na posição.