¡Gracias a todos por acercarse a ayudar! 🙌🏼#RiverSolidario pic.twitter.com/oBhcxYC7Fg
River Plate (@RiverPlate) 4 de julho de 2019
Em uma atitude humanitária, o clube de futebol argentino River Plate abriu as portas de seu estádio, o Monumental de Nuñez, na noite de quarta-feira (3) para abrigar diversos moradores de rua que estão enfrentando uma intensa onda de frio em Buenos Aires. A campanha foi realizada junto com a ONG Rede Solidária e também incluiu a arrecadação de doações de agasalhos, cobertores e alimentos. "A partir das 18h de quarta-feira, no River Plate, por toda a noite até a manhã de quinta-feira, eles receberão cobertores e abrigo", escreveu Juan Carr, criador da organização, no Twitter.
River y @RedSolidariaok, junto a los que más lo necesitan 🤝
En la noche con más baja temperatura del año, estamos recibiendo donaciones de abrigo y frazadas y ofreciendo un techo a personas en situación de calle. pic.twitter.com/K24bepUN0r
River Plate (@RiverPlate) 3 de julho de 2019
De acordo com serviços de meteorologia da Argentina, a noite passada foi a mais fria do ano na capital Buenos Aires. A temperatura chegou a 4ºC. A onda de frio que assola as cidades do país já deixou pelo menos cinco mortos por hipotermia.
Segundo a Direção-Geral de Estatística e Censos de Buenos Aires, há 1.146 pessoas desabrigadas, 5% a mais que no ano passado e 32% a mais que em 2016, principalmente em decorrência da crise econômica que o país vive.
No Brasil
A atitude do clube argentino inspirou o brasileiro Internacional a abrir os portões do ginásio "Gigantinho" para que moradores de rua também possam se proteger do frio em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A iniciativa será realizada entre a madrugada de sexta-feira (5) e sábado (6). Além da estrutura, o Inter ainda disponibilizará cobertores, colchões e sopas.
Inter abre as portas do Gigantinho para receber população em situação de rua: https://t.co/FZc1BXTfum pic.twitter.com/PcvFFfSL9H
Sport Club Internacional (@SCInternacional) 4 de julho de 2019