Futebol

Rivalidade com o Atlético motiva o Coritiba

16 out 2001 às 11:51

Além da rivalidade histórica com o Atlético, o Coritiba tem outros motivos para encarar o clássico de domingo como uma decisão. Distante apenas três pontos da zona de rebaixamento, e há quatro rodadas sem vencer, o alviverde luta para não reeditar a péssima campanha do ano passado, quando terminou o Campeonato Brasileiro na antepenúltima posição.
Nos treinamentos desta semana, o técnico Ivo Wortmann mantém um olho no campo e outro no Departamento Médico. O treinador tem a esperança de que o meia Evair esteja recuperado de uma contusão na coxa esquerda a tempo de integrar-se ao grupo que disputará o Atletiba no fim de semana.
Aos 36 anos, o experiente Evair vem sofrendo com contusões desde o início do campeonato. O meia jogou apenas 66% das partidas do Brasileiro, desfalcando a equipe principalmente devido a uma lesão nas costas. "Toda vez que saio do jogo, sinto dores fortes. Tenho que fazer acupuntura, massagem, tomar analgésico... Incomoda muito", desabafa o meia.
Para Ivo Wortmann, a experiência do meia pode ser fundamental no jogo de domingo. "O Evair é um ponto de referência para os jogadores, e seria importante podermos contar com ele para o clássico", analisa o técnico.
A confiança de Wortmann em Evair, que é o artilheiro da equipe com seis gols, é justificada. Embora a mera presença do atleta em campo não seja garantia de bons resultados, a ausência do capitão da equipe é sentida principalmente pelo ataque do Coritiba.
Nas seis partidas em que Evair não atuou, o Coxa sofreu quatro derrotas e fez apenas 3 gols - com o meia em campo, a média do time é de 1,5 gol por jogo.
Além de Evair, o treinador espera as avaliações do Departamento Médico a respeito do zagueiro Maxsandro e do ala Juliano, que reclamaram de dores após a derrota por 1 a 0 contra o Guarani no último domingo.
Para o jogador Maxsandro, o momento do clube e a perspectiva de enfrentar o maior rival no Estado servem como ânimo para a recuperação. "Espero poder ajudar o Coritiba neste momento difícil, principalmente por se tratar de um clássico, importante para nós e para a torcida", disse o zagueiro.
Já o meia Alexandre e o zagueiro Cris vão poder ajudar o grupo apenas como torcedores. Os dois receberam o terceiro cartão amarelo no domingo e terão que cumprir suspensão automática.

Coritiba com Evair
4 vitórias
4 empates
4 derrotas
18 gols pró
17 gols contra
Aproveitamento: 44%

Coritiba sem Evair
1 vitória
1 empate
4 derrotas
3 gols pró
8 gols contra
Aproveitamento: 22%


Continue lendo