Rivaldo anunciou na manhã desta segunda-feira, 5, sua despedida do futebol angolano. No Kabuscorp desde janeiro deste ano, o meio-campista divulgou pelo Twitter que deixará o país, terminada a temporada nacional. Ele não revelou os motivos da decisão.
Em comunicado, Rivaldo afirma ter tido um ano positivo na Angola, em que recebeu o prêmio de melhor jogador estrangeiro e conquistou a artilharia de seu time e terceira do campeonato. O jogador agradeceu ao presidente do Kabuscorp, Bento Kangamba, aos torcedores e colegas de elenco e revelou que pretende buscar a nacionalidade angolana, que será "sua segunda casa".
"Angola foi um marco em minha vida, posso dizer que aprendi muito neste lugar e estou indo embora feliz, com uma grande bagagem na minha vida profissional e espiritual", escreveu.
No mês passado, Rivaldo chegou a cogitar publicamente sua aposentadoria do futebol, após ser diagnosticado com duas lesões. O comunicado publicado nesta manhã, no entanto, não deixa claro qual o destino do jogador de 40 anos.
Leia abaixo, na íntegra, o comunicado de Rivaldo
Este ano foi um ano positivo em minha carreira, apesar de ficarmos em quarto lugar no Campeonato Angolano Girabola 2012, eu fui o terceiro artilheiro do campeonato, o primeiro terminou com 14, o segundo com 12 e eu com 11 gols.
Fui o artilheiro da minha equipe, de 30 jogos em 21que joguei (sic)
Fui escolhido como melhor jogador estrangeiro do campeonato, o troféu será entregue na quarta, dia 7/11, ainda não sei se estarei para receber, mas caso não esteja enviarei um representante.
Estou Muito grato ao presidente Bento Kangamba, aos torcedores, jogadores em geral pelo grande apoio e carinho que recebi, fiz várias amizades, conheci uma outra cultura, tive o privilégio de poder fazer um pouco pelas crianças que necessitam, colocando o Instituto Rivaldo10 em Ação.
Com todo o meu coração, financiei a construção de uma igreja para esta nação, aonde tenho certeza que será lugar de adoração e de milagres, muito feliz por ter deixando minha marca aqui.
Angola entrou em minha vida de uma forma muito especial, estou fazendo outros projetos, fora de campo aqui. E quero ter um vínculo com essa nação.
Estou trabalhando para conseguir meu visto de residência, para poder ter livre acesso a este país que com certeza será minha segunda casa. Estou até comprando uma casa aqui, para poder retornar inúmeras vezes.
Estou impressionado com o desenvolvimento deste país, inúmeras construções, projetos, o presidente esta fazendo um ótimo trabalho, em 9 meses que estive aqui vi muitas mudanças e com certeza isso irá continuar.
Angola foi um marco em minha vida, posso dizer que aprendi muito neste lugar e estou indo embora feliz, com uma grande bagagem na minha vida profissional e espiritual.
Este propósito foi cumprido, e sei que viram muitos outros. Pois hoje tenho uma aliança com essa nação.