Em entrevista ao 'UOL Esporte', o atacante Alan, revelado pelo Londrina e negociado com o Fluminense posteriormente, comentou sobre sua recuperação após romper o ligamento cruzado do joelho esquerdo em setembro de 2011 e 'esqueceu' de citar o início de carreira no Londrina Esporte Clube e enfatizou somente a equipe carioca.
"Sou eternamente grato ao Fluminense. O que eles fizeram por mim, nunca vou esquecer. Foi o clube que me revelou para o futebol, admito. Sou de São Paulo, então, não nasci tricolor. Mas pela vida inteira vou torcer pelo clube", afirmou o atacante.
Na oportunidade, o jogador revelou que precisou fazer tratamentos em quatro países até poder voltar a atuar pelo Red Bull Salzburg, da Áustria. Após a cirurgia, Alan sofreu uma infecção no local da cirurgia e sua recuperação durou 18 meses. Em casos de rompimento do ligamento cruzado, o atleta demora em torno de seis meses para voltar a jogar futebol.
Alan, atual artilheiro da Liga Europa desta temporada com três gols marcados, afirmou que não pretende voltar ao futebol brasileiro. "Hoje, não penso em voltar, até para retribuir ao meu clube, que acreditou muito em mim", finalizou. (Com informações do UOL Esporte).