O Real Madrid anunciou nesta quarta-feira a contratação do técnico Rafa Benítez como seu novo treinador em substituição ao italiano Carlo Ancelotti, demitido após o encerramento do Campeonato Espanhol. O novo treinador assinou um contrato válido por três temporadas.
Benítez, que começou a sua carreira como treinador nas divisões de base do Real Madrid, voltará a trabalhar na liga espanhola, onde foi campeão pelo Valencia em 2002 e 2004, antes de ir para o Liverpool, com quem faturou a Liga dos Campeões da Europa em 2005.
Em um comunicado, o Real Madrid disse que Benítez é a melhor opção para a equipe porque entende os valores que representa o clube e o que supõe fazer parte dele. "É um produto da casa", disse o clube, recordando que Benítez, de 55 anos, jogou nas divisões de base do Real Madrid entre os 13 e os 20 anos, e "iniciou sua carreira como técnico nas divisões de base".
O novo técnico, que deixou o comando do Napoli nos últimos dias, chega para substituir Ancelotti que liderou o Real Madrid na conquista do seu décimo título da Liga dos Campeões em 2014, mas saiu ao não conseguir nenhum título considerado importante nesta temporada.
Benítez será o oitavo técnico do Real Madrid nos últimos dez anos. Ele terá a tarefa de terminar com o péssimo desempenho de um título do Campeonato Espanhol em sete temporadas, apesar de o clube ter Cristiano Ronaldo no elenco e receitas recordes.
Nesta temporada, o Real Madrid foi vice-campeão espanhol, com dois pontos a menos do que o Barcelona, e acabou sendo eliminado pela Juventus nas semifinais da Liga dos Campeões.
Agora Benítez terá que lidar com três problemas que atrapalharam Ancelotti nos últimos meses: encontrar uma fórmula para superar o Barcelona, ganhar a Liga dos Campeões e tirar o melhor de uma equipe repleta de estrelas.
Ter um papel secundário em relação ao Barcelona foi sempre um problema para o presidente Florentino Pérez e os dirigentes do Real. O último título espanhol do clube foi conquistado em 2012, sob o comando de José Mourinho, enquanto o Barcelona foi campeão em cinco dos últimos sete anos e o Atlético de Madrid levou a taça em 2014.
Além de ser considerado um técnico disciplinador, que acredita na rotação de jogadores, Benítez é reconhecido como um treinador tático. O Real disse que o seu novo comandante está acostumado à pressão de liderar times na Espanha, Inglaterra e Itália. Agora terá a tarefa de comandar um dos gigantes do futebol mundial.