Com uma atuação espetacular, o finlandês Kimi Raikkonen, da McLaren, venceu, neste domingo, a penúltima etapa da atual temporada da Fórmula 1, disputada no circuito de Suzuka, no Japão. Ao ultrapassar o italiano Giancarlo Fisichella, da Renault, na última volta, o "Homem de Gelo" cruzou a linha de chegada em primeiro e alcançou seu sétimo triunfo em 2005. Anteriormente, ele havia vencido os GPs da Espanha, Mônaco, Canadá, Hungria, Turquia e Bélgica.
O fim de semana para Raikkonen começou com mais uma quebra de motor - a quarta no ano - nos treinos livres de sexta-feira. O fato levou o piloto a perder dez posições no grid de largada e com a chuva no classificatório de sábado, o piloto acabou largando em 17º.
A segunda colocação na prova ficou com Fisichella, enquanto seu companheiro e já campeão do mundo, o espanhol Fernando Alonso, completou o pódio repetindo o desempenho da corrida em Interlagos, há duas semanas
Entre os brasileiros, Felipe Massa, da Sauber, foi o melhor e terminou em décimo, enquanto Rubens Barrichello, da Ferrari, saiu da pista logo na largada, furou um pneu e fechou em 11º (beneficiado após a prova com a punição de 25 segundos do canadense Jacques Villeneuve). Antonio Pizzonia, da Williams, abandonou na nona volta.
Com o resultado, Raikkonen, que já havia garantido o vice-campeonato, somou mais dez pontos e está com 104, 19 a menos que Alonso. Na briga pela terceira posição com o colombiano Juan Pablo Montoya, da McLaren, que abandonou o prova deste domingo após bater forte, o alemão Michael Schumacher recebeu a bandeirada em sétimo e somou dois pontos preciosos para chegar aos 62 pontos contra 60 do rival.
A corrida:
Ralf Schumacher saiu na pole e conseguiu manter a liderança, seguido de Fisichella, que ganhou a segunda colocação do inglês Jenson Button, da BAR. Quinto no grid, o anfitrião Takuma Sato errou e sai da pista, assim como Rubinho. Duas voltas depois, a batida de Montoya acabou forçando a entrada do "safety car", que permaneceu na pista até a sétima volta. Antes da bandeira amarela, Schumacher, que largou em 14º, já era o sétimo, enquanto Alonso, que saiu em 16º, se alinhou em oitavo.
O GP do Japão protagonizou a briga pela quinta colocação entre o hetacampeão Schumacher e o atual campeão Alonso, que com o carro visivelmente mais rápido, superou o alemão sem tantas dificuldades. Pouco depois foi a vez de Raikkonen ultrapassar o veterano e com as paradas nos boxes dos adversários, o finlandês foi ganhando posições até se manter em segundo. Fisichella andava forte e se mantinha na liderança.
Quando tudo parecia definido, Raikkonen foi tirando aos poucos a diferença que o separava do italiano da Renault e em uma manobra espetacular, na última volta, fez a ultrapassagem por fora no final da reta dos boxes. Ao receber a bandeirada, a característica "fria" do finlandês não foi vista pelo público e o piloto ergueu os dois braços e comemorou muito a vitória.
Confira o resultado da prova:
1) Kimi Raikkonen (FIN) McLaren Mercedes/M - 53 voltas
2) Giancarlo Fisichella (ITA) Renault/M a 1s6
3) Fernando Alonso (ESP) Renault/M, a 17s4
4) Mark Webber (AUS/Williams BMW/M, a 22s2
5) Jenson Button (ING) BAR-Honda/M, a 29s5
6) David Coulthard (ESC) Red Bull Ford/M, a 31s6
7) Michael Schumacher (ALE) Ferrari/B, a 33s8
8) Ralf Schumacher (ALE) Toyota/M, a 49s4
9) Christian Klien (AUT) Red Bull Cosworth/M, a 51s9
10) Felipe Massa (BRA) Sauber Ferrari/M, a 57s5
11) Rubens Barrichello (BRA) Ferrari/B, a 1min00s6
*12) Jacques Villeneuve (CAN) Sauber Ferrari/M, a 1min23s
13) Takuma Sato (JAP) BAR Honda/M, a 1 volta
14) Tiago Monteiro (POR) Jordan Toyota/B, a 1 volta
15) Robert Doornbos (HOL) Minardi Cosworth/B, a 2 voltas
16) Narain Karthikeyan (IND) Jordan Toyota/B, a 2 voltas
17) Christijan Albers (HOL) Minardi Cosworth/B, a 4 voltas
* Punido com 25 segundos por ter sido considerado culpado por acidente
Legenda: M-Michelin, B-Bridgestone