O Fluminense já garantiu classificação para a Libertadores de 2012. Mas ainda luta para conseguir a vaga direta na fase de grupos da competição continental, evitando a disputa da fase preliminar, o que, segundo o atacante Rafael Sóbis, é muito importante. Para isso, porém, a equipe precisa de pelo menos um empate no clássico com o Botafogo, no domingo, pela última rodada do Brasileirão.
"Vamos trabalhar bem durante a semana, porque precisamos de um ponto para estar tranquilo na Libertadores do ano que vem", afirmou Rafael Sóbis, um dos titulares do time do Fluminense. "Disputar a fase preliminar muda todo o planejamento. Complica muito mais do que entrar direto na fase de grupos. E isso a gente não quer. Não queremos ter complicações depois", completou.
Além da vaga direta na Libertadores, outra motivação do Fluminense para a última rodada é a possibilidade de Fred conseguir ser o artilheiro do campeonato - ele tem dois gols a menos do que Borges, do Santos. "O Fred tem a chance. Mas não vamos fazer planos para isso, porque está dando certo assim. Se o nosso time vencer, a chance de ser com gol dele é muito grande", disse Rafael Sóbis.
Mas, independente do resultado do clássico de domingo, Rafael Sóbis fez nesta quarta-feira um balanço positivo da participação do Fluminense no Brasileirão. "Como entramos na Libertadores, o resultado é muito positivo", avaliou o atacante, ressaltando a ótima performance do time principalmente no segundo turno do campeonato, quando foi quem somou mais pontos. "Isso valoriza a nossa campanha."