Um dia depois de confirmar o corte de Daniel Alves, o técnico Mano Menezes anunciou o substituto do lateral-direito. Rafael, do Manchester United, foi convocado nesta sexta-feira para os próximos quatro amistosos da seleção brasileira, diante de Dinamarca (26 de maio), Estados Unidos (30 de maio), México (3 de junho) e Argentina (9 de junho).
Daniel Alves sofreu uma fratura na clavícula direita durante um treinamento do Barcelona e foi operado na última quarta-feira, o que o deixará afastado dos gramados por um período de seis a oito semanas. Como só tinha Danilo no grupo para a posição, Mano Menezes decidiu chamar um substituto.
Rafael era presença constante nas primeiras listas do treinador na seleção brasileira, mas acabou perdendo espaço para Maicon e, posteriormente, para Danilo. Ao longo de toda sua trajetória na seleção, Mano mostrou que confiava no futebol de Daniel Alves e o jogador era um dos mais cotados para ficar com uma das três vagas para jogadores acima de 23 anos que farão parte da equipe olímpica.
Neste final de semana, o treinador estará em Munique, onde acompanhará a decisão da Liga dos Campeões da Europa, entre Bayern de Munique e Chelsea, no sábado. Lá, ele observará o zagueiro David Luiz, já que os outros dois brasileiros que já foram convocados e poderiam estar em campo estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo: Ramires e Luiz Gustavo.