A temporada ruim do Cruzeiro em 2012 levou a diretoria a realizar uma reformulação no elenco. O time mineiro contratou dezenas de jogadores, como o meia Diego Souza, o atacante Ricardo Goulart e o lateral-esquerdo Egídio, mas também dispensou vários, como o meia Souza e o volante Diego Arias. Além disso, negociou jogadores com forte ligação com a equipe, como o atacante Wellington Paulista e o meia Montillo. Diante das incertezas sobre o futuro do time, o presidente Gilvan de Pinho Tavares prometeu que o Cruzeiro será competitivo em 2013.
"Senti uma vontade enorme dos jogadores de ter um 2013 compatível com as tradições do Cruzeiro. Procuramos, nós da Diretoria, fazer uma equipe mais competitiva para este ano. Tivemos um trabalho imenso, mas fomos buscar atletas que vão encorpar e dar mais força à estrutura da equipe de 2012. Alguns deixaram a casa, outros nós emprestamos, e estão chegando jogadores que vão melhorar muito a nossa equipe. Caras novas, jogadores jovens, que vão trazer uma força imensa à nossa equipe. Alguns novos de idade, mas já veteranos em competições como o Campeonato Brasileiro", disse.
O elenco do Cruzeiro se reapresentou nesta segunda-feira e teve o primeiro contato com o presidente e também com o técnico Marcelo Oliveira, contratado para substituir Celso Roth. A volta do time aos trabalhos também contou com a presença de craques da história do time mineiro, como Wilson Piazza e Dirceu Lopes.
"Tive a oportunidade de ter o primeiro contato com os atletas, na sala de reuniões, apresentando os novos. Tivemos o prazer de receber quatro ex-atletas do Cruzeiro que vieram, sobretudo, dar as boas vindas ao novo treinador, Marcelo Oliveira, que foi contemporâneo de trabalho deles. Estiveram o ex-goleiro Vitor, que brilhou nas décadas de 1960 e 70, além do Wilson Piazza, o Dirceu Lopes e o Evaldo", disse Gilvan.
PAULÃO - Na reformulação que o elenco do Cruzeiro passou para a temporada, o último jogador a ser contratado foi o zagueiro Paulão. O jogador, de 26 anos, estava no Guangzhou Evergrande, da China, e foi cedido por empréstimo ao time mineiro até o final de 2013.