Um projeto da Fundação de Esportes de Londrina (FEL) quer vender o estádio Vitorino Gonçalves Dias, o VGD, para a iniciativa privada. A intenção da prefeitura é fazer com que o grupo de empresários que adquira a área também arque com a reforma do Estádio do Café e com a construção de parte da Vila Olímpica da cidade.
A estimativa é que a área de 22 mil metros quadrados ao lado do Terminal Rodoviário esteja avaliada entre 4 e 6 milhões de reais.
De acordo com o presidente da FEL, Paulo Roberto Oliveira, a negociação visa preparar a cidade para ser uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014. "Para que isso aconteça, existe um caderno de encargos que exige uma estrutura para receber uma equipe. Os recursos do municipio são muito escassos para atender a demanda de investimento. Não temos outra alternativa a não ser transformar próprios antigos em coisas modernas. Ou seja, o velho VGD bancando o esporte do futuro", disse em entrevista à rádio Paiquerê AM.
Sobre o estádio, Oliveira lembrou que não vem sendo utilizado para jogos há muito tempo. "Infelizmente o VGD está deteriorado. Há uma série de documentos que não autorizam mais eventos naquela praça. Além disso, com a venda, os terrenos próximos valorizariam e trariam beneficio social para a região", defendeu.
O Estádio Vitorino Gonçalves Dias foi inaugurado em meados dos anos 50, e tem como público recorde 18 mil pagantes em 24 de junho de 1956, no empate em 1 a 1 entre Londrina e Corinthians.