Futebol

PR fará esforço para ser a melhor sede da Copa, diz Arns

31 jul 2011 às 08:44

O vice-governador Flávio Arns afirmou neste sábado (30), no Rio de Janeiro, que o Paraná está fazendo todo o esforço necessário para que o Estado seja a melhor sede da Copa. "Este é um objetivo que anima a todos nós paranaenses", destacou.

Arns representou o governador Beto Richa no sorteio preliminar que determinou os grupos que disputarão as eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. Nesta etapa, 166 seleções participam da fase classificatória na África, América Central e do Norte e Caribe, Ásia, Oceania e Europa. Serão 824 jogos para determinar as 31 nações que chegarão à fase final, além do Brasil, já pré-classificado por er sede do mundial.


"Este é um evento importante porque expõe o Brasil, Curitiba e o Paraná ao mundo", afirmou o vice-governador. Segundo ele, a parceria entre o governo do Estado e a prefeitura da capital para a realização das obras urbanas tem sido fundamental. "A integração das equipes é determinante para a evolução adequada dos projetos e isso não nos falta", destacou o vice-governador.


Arns ressaltou que todo o Paraná vai se beneficiar com a realização da Copa de 2014. "Neste encontro no Rio fomos procurados por representantes de várias seleções interessadas em conhecer nossa infraestrutura e os Centros de Treinamento que estarão à disposição da Fifa", disse, lembrando que o Estado tem 14 centros pré-selecionados pela organização do mundial para receber seleções estrangeiras.


As vistorias do Comitê Organizador Local da Fifa nas cidades paranaenses terminou em junho, passando por Curitiba, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Paranaguá, Londrina, Maringá Paranavaí, Cascavel, Foz do Iguaçu. "O Paraná tem várias cidades que podem receber as seleções durante a Copa do Mundo. Nosso esforço é assegurar que todas ofereçam as condições exigidas pela Fifa", afirmou o secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo, Mario Celso Cunha.


O sorteio dos grupos da fase eliminatória da Copa foi acompanhada pela presidente Dilma Rousseff, que abriu o evento dizendo que o País estará pronto para encantar o mundo em 2014. "O Brasil inteiro já está jogando junto. Faremos uma Copa do Mundo inesquecível", afirmou ela.


De acordo com o presidente da Fifa, Joseph Blatter, cerca de 600 milhões de pessoas assistiram o evento no mundo inteiro. Comandado pelo secretário-geral da Federação Internacional, Jérôme Valcke, o sorteio dos grupos foi realizado por jogadores brasileiros como Neymar, Cafu, Zico, Lucas (São Paulo), Bebeto e Lucas Piazon, Zagallo e Fellipe Bastos, Ronaldo e Ganso. Representantes de todas as seleções que iniciam a disputa pela Copa de 2014 marcaram presença no sorteio.

A representação paranaense no Rio contou com as participações do prefeito Luciano Ducci, o secretário municipal da Copa, Luiz de Carvalho, os vereadores curitibanos Pedro Paulo e João do Suco, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Clever de Almeida, e as arquitetas do Instituto Susana Costa e Zelinda Rosário.


Continue lendo